EXERCÍCIO FÍSICO E SAÚDE: RECOMENDAÇÕES DA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE


A atividade física adequada é necessária em todas as idades para manter a "aptidão" fisiológica, isto é, a capacidade de realizar os esforços e os movimentos do cotidiano sem fadiga ou desconforto. 

Várias pesquisas apontam que a atividade física aumenta a longevidade e protege contra o desenvolvimento das principais doenças crônicas não transmissíveis, como a doença arterial coronariana, hipertensão arterial, acidente vascular encefálico, diabetes mellitus não insulinodependente, osteoporose e neoplasia de cólon.Ela é fundamental para regulação do peso corporal e evitar aumentos de peso e obesidade.

Alguns estudos indicam que o sedentarismo também aumenta o risco de câncer de próstata, pulmão e mama, além de depressão. Ainda, níveis adequados de atividade física auxiliam na reabilitação de pacientes com doenças cardiovasculares e outras doenças crônicas.

As pessoas sentem-se melhor e têm aparência mais saudável quando adotam uma vida mais ativa e seus níveis de ansiedade e depressão são menores. Entre os idosos, é muito comum haver mobilidade limitada e perda da independência; há muitas evidências que mostram o valor da atividade física na prevenção e na redução dessas incapacidades.

RECOMENDAÇÕES

Este posicionamento sobre os benefícios do exercício para a saúde foi elaborado por um Comitê conjunto da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Federação Internacional de Medicina do Esporte (FIMS).

Dos 5 aos 17 anos
  • As atividades físicas incluem brincadeiras, jogos, esportes, locomoção, recreação, educação física ou exercício planejado, na família, em família ou durante participação em atividades comunitárias.
  • Pelo menos 60 minutos de atividade física diária, moderada ou intensa.
  • Mais de 60 minutos de atividade física diária proporcionam ganhos extras para a saúde.
  • A maior parte da atividade física diária deve ser aeróbica. Atividades de grande intensidade devem ser incorporadas, incluindo as que fortalecem músculos e ossos, três vezes por semana.


A partir dos 18 anos
  • A atividade física deve incluir o tempo de locomoção (por exemplo, caminhar ou andar de bicicleta), ocupação (trabalho), serviços domésticos, jogos, esportes e exercício planejado, que devem ser feitos diariamente, de preferência em companhia da família, dos amigos ou de grupos da comunidade.
  • 150 minutos de atividade aeróbica moderada, ou 75 minutos de atividade aeróbica intensa semanalmente é o mais adequado.
  • A atividade aeróbica deve ser realizada em períodos de pelo menos dez minutos de duração.
  • Chegar a 300 minutos de atividade aeróbica moderada ou a 150 minutos de atividade aeróbica intensa semanalmente trazem benefícios adicionais para a saúde.
  • Atividades de fortalecimento muscular, envolvendo os grandes grupos musculares, devem ser feitas em dois ou mais dias da semana.

Prof. Gil
Academia FW