Pular para o conteúdo principal

Whey Protein

Whey protein é uma proteína (lactoalbumina) obtida a partir do soro do leite, por um processo que garante com que ela possua um alto valor biológico e excelente capacidade de absorção pelo corpo humano. Isto acarreta na elevação da concentração de aminoácidos no plasma, que, por sua vez, estimula a síntese proteica nos tecidos.

Existem três tipos de Whey Protein:
  • Whey protein concentrada é um produto obtido pela remoção de constituintes não proteicos do soro, de tal modo, que o produto final contenha até 80% de proteína, sendo o restante gordura, lactose e minerais.
  • Whey protein isolada é a forma comercial mais pura de proteína do soro e contém acima de 90% de proteína e tem uma absorção mais rápida que a concentrada.
  • Whey protein hidrolisada é um processo em que as proteínas são quebradas, formando segmentos menores, chamados peptídeos, que são os mais facilmente absorvidos.

O whey protein é, sem dúvida, um dos suplementos mais populares e consumidos nas academias. Este suplemento possui alto valor nutricional, contendo alto teor de aminoácidos essenciais, especialmente os de cadeia ramificada (BCAAs). Pesquisas recentes demonstram sua grande aplicabilidade no esporte, principalmente, por seus possíveis efeitos sobre a síntese proteica muscular.

Exercícios físicos, principalmente os resistidos com pesos, são de extrema importância para impedir a diminuição e favorecer o processo de aumento da massa muscular. Pessoas fisicamente ativas e atletas necessitam de maior quantidade de proteínas, quando comparadas a indivíduos sedentários. A ingestão adequada de proteína ou aminoácidos favorece a recuperação e a síntese proteica muscular.

De acordo com recentes pesquisas, a ingestão de proteína do soro do leite, após exercícios com pesos, desde que bem orientada por um profissional especializado, favorece a recuperação e a síntese proteica muscular, melhorando a resposta anabólica ao exercício de força, reduzindo a fadiga e a gordura corporal.

Entretanto, têm sido relatados alguns efeitos deletérios relacionados ao consumo do suplemento proteico em doses superiores à recomendação, como os problemas hepáticos e renais, além da contaminação por esteroides sem que haja indicação nos rótulos.


Academia FW - Prof. Gil



Textos relacionados ao tema:

Postagens mais visitadas deste blog

Fatores que contribuem para um abdome perfeito.

1.   Fator Genético A genética   não é um fator limitante na sua capacidade para ter um abdome definido, mas   é um fator importante.    O abdominal como qualquer outro músculo pode apresentar diferentes formas.    Algumas pessoas têm os "gomos" simétricos,   já em outras eles são desalinhados, meio desencontrados, e isso não tem como mudar. O formato e a orientação do seu abdome já estão determinados no momento do nascimento. 2.     Fator Gordura Corpora l Próximo à genética, este é o fator mais importante de todos. Para que seus músculos sejam mais aparentes você deve, necessariamente, baixar o seu percentual de gordura corporal.  Você pode fazer todo o trabalho abdominal no mundo, e até mesmo o tipo e a quantidade certa, mas se você não reduzir a gordura corporal, você nunca terá um abdome definido . 3.  O Fator Nutrição Tenha em mente que v ocê não pode superar a má nutrição com o treinamento. É evidente que para fazer exercícios físicos seu corpo nece

SUPINO: saiba mais!

O  Supino  é um dos   exercícios mais populares na academia, quando o  objetivo  é trabalhar os músculos do peito. Existem     diversas variações para o exercício, incluindo o uso de bancos inclinados, declinados ou  retos , assim como o uso de diferentes tipos de pegada. Podendo ainda ser utilizados halteres ou barra na execução do movimento. Antes de tudo, vale ressaltar, que o supino não é um exercício exclusivo para o trabalho de peito. É um movimento que envolve diferentes cadeias cinéticas. Os músculos motores primários do movimento são, na ordem, o tríceps, o deltóide anterior e o peitoral. Na realidade, o recrutamento deles pode variar, em proporção, segundo a fase do movimento e o tipo de pegada. Músculos envolvidos no exercício - SUPINO   Peitoral maior Peitoral menor Deltóide anterior Tríceps Ativação muscular  durante o exercício de  supino Durante o   supino reto  (plano) , se observa uma maior  ativação  do peitoral maior (porção

Planilhas de Treinamento para 5 Km

Esforço leve: 50 a 60 % da FCM ( F requência C ardíaca M áxima ) Esforço moderado:   6 0 a 75 %   da FCM Esforço forte:   75  a 90  %   da FCM    INICIANTE   (Planilha Para Quem Deseja Começar a Correr) Treino 1 Treino 2 Treino 3 1ª semana Caminhada: 20 min. Aquecimento : 5 min. Caminhando    Alterne : 10 X (1 min. Corrida leve / 1 min. caminhada) Aquecimento : 5 min. Caminhando    Alterne : 10 X (1 min. Corrida leve / 1 min. caminhada) 2ª semana Caminhada: 30 min. Aquecimento : 5min. caminhando    Alterne : 10 X (1 min. Corrida leve / 1 min.. caminhada) Aquecimento : 5min. caminhando    Alterne : 10 X (1 min. Corrida leve / 1 min.. caminhada) 3ª semana Caminhada: 35 min. Aquecimento : 5 min. caminhando    Alterne : 12 x (2 min. Corrida leve / 1 min. caminha