Pular para o conteúdo principal

SUPINO: saiba mais!


Supino é um dos exercícios mais populares na academia, quando o objetivo é trabalhar os músculos do peito. Existem   diversas variações para o exercício, incluindo o uso de bancos inclinados, declinados ou retos, assim como o uso de diferentes tipos de pegada. Podendo ainda ser utilizados halteres ou barra na execução do movimento.


Antes de tudo, vale ressaltar, que o supino não é um exercício exclusivo para o trabalho de peito. É um movimento que envolve diferentes cadeias cinéticas. Os músculos motores primários do movimento são, na ordem, o tríceps, o deltóide anterior e o peitoral. Na realidade, o recrutamento deles pode variar, em proporção, segundo a fase do movimento e o tipo de pegada.


Músculos envolvidos no exercício - SUPINO 
  • Peitoral maior
  • Peitoral menor
  • Deltóide anterior
  • Tríceps


Ativação muscular durante o exercício de supino

Durante o supino reto (plano), se observa uma maior ativação do peitoral maior (porção esternal), peitoral menor, deltóide anterior (porção clavicular) e tríceps.

Levando-se em consideração a inclinação do banco, diferentes ângulos podem interferir diretamente nas porções musculares a serem ativadas de um mesmo músculo, assim como de diferentes músculos.

  • Quando utilizamos o banco inclinado, ocorre um aumento na atividade do músculo peitoral maior (porção clavicular), mas isto também implica em uma maior ativação do músculo deltóide, porção clavicular.
No que diz respeito ao tipo de pegada, quanto mais próximas tiverem as mãos, maior será o recrutamento do tríceps, acompanhado também de um aumento na atividade do peitoral superior (porção clavicular). 
  
Execução do exercício: a execução desse exercício é simples, mas como qualquer outro exige que se tenha cuidado. 











  • Deve-se apoiar o corpo, procurando manter ao máximo a coluna ereta e completamente apoiada na banca. Para tanto, se não houver um apoio próprio para os pés, recomenda-se que coloque os mesmos em cima do banco. 
  • Na execução das repetições a barra deve descer até próximo ao peito, sendo que nesta posição, o braço deverá formar um ângulo de 90° com o antebraço. Isso é mais viável, no sentido de evitar "descanso", quando a barra encosta no peito.
  • Para otimizar o recrutamento das fibras superiores do peitoral maior, recomenda-se a utilização de um ângulo de inclinação próximo a 44 graus. Uma inclinação superior a 56 graus implica em uma ativação mais acentuada do deltóide. Quanto maior for à inclinação do banco, tanto maior será a ação sobre o ombro - deltóide anterior.
  • espaçamento ideal das mãos deve ser ligeiramente maior que a largura dos ombros. Uma pegada fechada (mãos mais próximas) enfatiza uma maior mobilização dos tríceps


Prof. Gil - Academia FW
Saúde em alta performance
   



Postagens mais visitadas deste blog

Fatores que contribuem para um abdome perfeito.

1.   Fator Genético A genética   não é um fator limitante na sua capacidade para ter um abdome definido, mas   é um fator importante.    O abdominal como qualquer outro músculo pode apresentar diferentes formas.    Algumas pessoas têm os "gomos" simétricos,   já em outras eles são desalinhados, meio desencontrados, e isso não tem como mudar. O formato e a orientação do seu abdome já estão determinados no momento do nascimento. 2.     Fator Gordura Corpora l Próximo à genética, este é o fator mais importante de todos. Para que seus músculos sejam mais aparentes você deve, necessariamente, baixar o seu percentual de gordura corporal.  Você pode fazer todo o trabalho abdominal no mundo, e até mesmo o tipo e a quantidade certa, mas se você não reduzir a gordura corporal, você nunca terá um abdome definido . 3.  O Fator Nutrição Tenha em mente que v ocê não pode superar a má nutrição com o treinamento. É evidente que para fazer exercícios físicos seu corpo nece

Planilhas de Treinamento para 5 Km

Esforço leve: 50 a 60 % da FCM ( F requência C ardíaca M áxima ) Esforço moderado:   6 0 a 75 %   da FCM Esforço forte:   75  a 90  %   da FCM    INICIANTE   (Planilha Para Quem Deseja Começar a Correr) Treino 1 Treino 2 Treino 3 1ª semana Caminhada: 20 min. Aquecimento : 5 min. Caminhando    Alterne : 10 X (1 min. Corrida leve / 1 min. caminhada) Aquecimento : 5 min. Caminhando    Alterne : 10 X (1 min. Corrida leve / 1 min. caminhada) 2ª semana Caminhada: 30 min. Aquecimento : 5min. caminhando    Alterne : 10 X (1 min. Corrida leve / 1 min.. caminhada) Aquecimento : 5min. caminhando    Alterne : 10 X (1 min. Corrida leve / 1 min.. caminhada) 3ª semana Caminhada: 35 min. Aquecimento : 5 min. caminhando    Alterne : 12 x (2 min. Corrida leve / 1 min. caminha