O colesterol, reconhecido como vilão, sempre esta associado a infartos e derrames. Mas a verdade é que sem ele nos não sobreviveríamos. O colesterol é essencial ao organismo, pois desempenha funções vitais. Ele serve de matéria-prima para a produção de hormônios, da vitamina D, do ácido biliar que regula a digestão das gorduras, e entra na construção de membranas celulares. Isto para citar algumas de suas funções.
Muito se fala sobre colesterol “bom” e colesterol “ruim”, mas a grande maioria das pessoas desconhece o seu real significado.
Na verdade, como as gorduras são insolúveis em água e nosso sangue é composto em sua maior parte de água, essas gorduras necessitam ser transportadas por proteínas, formando complexos chamados de lipoproteínas, conhecidas como LDL e HDL.
Após ser absorvido pelo intestino, o colesterol é transportado até os tecidos sob a forma de LDL. O excesso de colesterol no sangue prejudica a captação desse complexo pela célula, este começa a oxidar e ser depositado na parede das artérias, causando aterosclerose. Devido a sua ação, as LDL são conhecidas como colesterol “ruim”.
O HDL contém uma menor quantidade de colesterol, sendo responsável por remover o colesterol das células e também captar parte do colesterol que está em excesso no sangue, para depois transportá-lo de volta para o fígado, para ser reprocessado ou excretado do organismo. Por sua função é reconhecido como o “bom” colesterol.
Resumidamente, aquilo que chamamos de “bom” e “mau” colesterol, não é especificamente uma molécula de colesterol, mas sim, formas diferentes de como o colesterol é transportado através do sangue.
Os valores considerados ideais no sangue dependem dos fatores de risco de cada pessoa:
Adultos saudáveis:
• Colesterol total até 200 mg/dl• LDL menor que 160
• HDL acima de 40 (mulheres devem ter essa taxa acima de 50)
Adultos com mais de dois fatores de risco (fumo, hipertensão, histórico familiar, obesidade):
• LDL abaixo de 130
• HDL acima de 45 (mulheres acima de 50)
Pessoas com doenças coronarianas ou diabete:
• LDL menor que 100
• HDL maior que 45 (mulheres acima de 50)
Prof. Gil - Academia FW