A maneira mais simples e prática de controlar a intensidade do exercício é através da frequência cardíaca (FC).
Frequência cardíaca representa a quantidade de vezes que nosso coração bate por minuto. Ela é verificada através da pulsação arterial, que corresponde às variações de pressão sanguínea na artéria durante os batimentos cardíacos.
É recomendável que uma pessoa com baixa aptidão física realize os exercícios aeróbicos aplicando uma carga de trabalho, que seja suficiente para estimular a FC para valores entre 55 e 75% de sua frequência cardíaca máxima (FCM). Para indivíduos com nível de capacidade física superior, sugere-se uma FC entre 65 e 85% da FCM.
Como calcular a intensidade do treino através da Frequência Cardíaca
Primeiro passo é calcular a Frequência Cardíaca Máxima. É bastante simples! Basta diminuir a idade de 220. Veja o exemplo a seguir:
Pessoa de 35 anos
FCM = 220 – idade
FCM = 220 – 35
FCM = 185 bpm
Segundo passo deve ser a elaboração da faixa de trabalho. Vamos levar em consideração uma pessoa com baixa aptidão: a faixa superior será de 75% da FCM e a inferior 55% da FCM. Sabemos que a Frequência cardíaca máxima da pessoa é 185 batimentos por minuto, pois já calculamos.
Limite superior = 0,75 x FCM
Limite superior = 0,75 x 185 = 139 bpm
Limite inferior = 0,55 x FCM
Limite inferior = 0,55 x 185 = 102 bpm
A frequência cardíaca deve ficar entre 102 a 139 bpm
Como verificar a Frequência Cardíaca (Pulsação arterial)
A pulsação nada mais é do que a expansão e o relaxamento das artérias, que pode ser percebida em regiões específicas do corpo. A artéria radial, que fica localizada no pulso, é o ponto mais comumente utilizado para determinar a frequência cardíaca.
Para averiguar coloque o dedo indicador e médio sobre a artéria radial, que fica no punho, na base do polegar, como mostra a figura, e conte quantas vezes vai pulsar durante um minuto. PRONTO!
Para facilitar você pode contar durante 15 segundos e depois multiplicar por 4.
Prof. Gil - Academia FW