Pular para o conteúdo principal

Exercício físico e Saúde

Os exercícios físicos, a saúde e a qualidade de vida estão intimamente interligados. Não existe qualquer dúvida quanto ao fato do sedentarismo ser reconhecido como um fator de risco importante para o desenvolvimento de muitas doenças crônicas, incluindo doenças cardiovasculares, que são uma das principais causas de morte no mundo ocidental. Além disso, uma vida mais ativa proporciona muitos outros benefícios sociais e psicológicos.

Segundo órgãos importantes como OMS (Organização Mundial de Saúde), ACSM (American College of Sports Medicine) e AHA (American Heart Association), que servem de referência mundial, a prática regular de exercícios físicos é fundamental para o aprimoramento e manutenção da saúde.

Dentre as recomendações feitas por essas entidades, com a prática de exercícios físicos, estão:

Exercícios aeróbios
  
No caso dos adultos o ideal é realizar exercícios cardiovasculares de intensidade moderada, pelo menos 30 minutos por dia, cinco dias por semana OU Realizar exercícios cardiovasculares de intensidade alta, no mínimo 20 minutos por dia, três dias por semana.

Atividade física de intensidade moderada significa exercitar o suficiente para elevar a frequência cardíaca e produzir sudorese e, nessas condições, ainda ser capaz de manter uma conversação.

Pode haver também, combinações entre atividades moderadas e vigorosas a fim de atingir esta recomendação. Por exemplo, uma pessoa pode fazer uma caminhada rápida por 30 min, duas vezes na semana e correr 20 min, duas vezes em outros dias da semana.

Para benefícios adicionais a saúde a recomendação é aumentar o tempo das atividades, podendo o tempo ser duplicado.

Para jovens e crianças recomenda-se que sejam praticadas atividades físicas diariamente, de intensidade moderada, por no mínimo 60 min.

A recomendação de 30 minutos visa à maioria da população adulta que objetiva manter a saúde e reduzir os riscos de doenças crônicas. Mas, para a perda ou manutenção do peso corporal podem ser necessários de 60 a 90 minutos de atividade física.

Exercícios de condicionamento muscular

A fim de promover e manter a boa saúde e independência física é importante praticar exercícios de força por no mínimo duas vezes na semana. Recomenda-se fazer de 8-10 exercícios, em dois ou mais dias alternados por semana. A carga utilizada de permitir que se faça de 8 a 12 repetições por série. 

Para as pessoas que buscam melhora da resistência muscular o ideal é fazer de 15 a 25 repetições por série.

É importante que todos os grupamentos musculares estejam envolvidos, para que não ocorram desequilíbrios musculares. 

Os exercícios devem ser executados usando forma correta, incluindo a realização das repetições programadas e de uma maneira controlada, movendo-se através de todo o arco de movimento da articulação, e usando técnicas de respiração apropriadas. Com relação ao treinamento, no caso de dúvida consulte sempre um professor de educação física.



Prof. Gil - Academia FW
Saúde em alta performance

Postagens mais visitadas deste blog

SUPINO: saiba mais!

O  Supino  é um dos   exercícios mais populares na academia, quando o  objetivo  é trabalhar os músculos do peito. Existem     diversas variações para o exercício, incluindo o uso de bancos inclinados, declinados ou  retos , assim como o uso de diferentes tipos de pegada. Podendo ainda ser utilizados halteres ou barra na execução do movimento. Antes de tudo, vale ressaltar, que o supino não é um exercício exclusivo para o trabalho de peito. É um movimento que envolve diferentes cadeias cinéticas. Os músculos motores primários do movimento são, na ordem, o tríceps, o deltóide anterior e o peitoral. Na realidade, o recrutamento deles pode variar, em proporção, segundo a fase do movimento e o tipo de pegada. Músculos envolvidos no exercício - SUPINO   Peitoral maior Peitoral menor Deltóide anterior Tríceps Ativação muscular  durante o exercício de  supino Durante o   supino reto  (plano) , se observa uma maior  ativação  do peitoral maior (porção

Planilhas de Treinamento para 5 Km

Esforço leve: 50 a 60 % da FCM ( F requência C ardíaca M áxima ) Esforço moderado:   6 0 a 75 %   da FCM Esforço forte:   75  a 90  %   da FCM    INICIANTE   (Planilha Para Quem Deseja Começar a Correr) Treino 1 Treino 2 Treino 3 1ª semana Caminhada: 20 min. Aquecimento : 5 min. Caminhando    Alterne : 10 X (1 min. Corrida leve / 1 min. caminhada) Aquecimento : 5 min. Caminhando    Alterne : 10 X (1 min. Corrida leve / 1 min. caminhada) 2ª semana Caminhada: 30 min. Aquecimento : 5min. caminhando    Alterne : 10 X (1 min. Corrida leve / 1 min.. caminhada) Aquecimento : 5min. caminhando    Alterne : 10 X (1 min. Corrida leve / 1 min.. caminhada) 3ª semana Caminhada: 35 min. Aquecimento : 5 min. caminhando    Alterne : 12 x (2 min. Corrida leve / 1 min. caminha

Fatores que contribuem para um abdome perfeito.

1.   Fator Genético A genética   não é um fator limitante na sua capacidade para ter um abdome definido, mas   é um fator importante.    O abdominal como qualquer outro músculo pode apresentar diferentes formas.    Algumas pessoas têm os "gomos" simétricos,   já em outras eles são desalinhados, meio desencontrados, e isso não tem como mudar. O formato e a orientação do seu abdome já estão determinados no momento do nascimento. 2.     Fator Gordura Corpora l Próximo à genética, este é o fator mais importante de todos. Para que seus músculos sejam mais aparentes você deve, necessariamente, baixar o seu percentual de gordura corporal.  Você pode fazer todo o trabalho abdominal no mundo, e até mesmo o tipo e a quantidade certa, mas se você não reduzir a gordura corporal, você nunca terá um abdome definido . 3.  O Fator Nutrição Tenha em mente que v ocê não pode superar a má nutrição com o treinamento. É evidente que para fazer exercícios físicos seu corpo nece