Segundo órgãos importantes como OMS (Organização Mundial de Saúde), ACSM (American College of Sports Medicine) e AHA (American Heart Association), que servem de referência mundial, a prática regular de exercícios físicos é fundamental para o aprimoramento e manutenção da saúde.
Dentre as recomendações feitas por essas entidades, com a prática de exercícios físicos, estão:
Exercícios aeróbios
Atividade física de intensidade moderada significa exercitar o suficiente para elevar a frequência cardíaca e produzir sudorese e, nessas condições, ainda ser capaz de manter uma conversação.
Pode haver também, combinações entre atividades moderadas e vigorosas a fim de atingir esta recomendação. Por exemplo, uma pessoa pode fazer uma caminhada rápida por 30 min, duas vezes na semana e correr 20 min, duas vezes em outros dias da semana.
Para benefícios adicionais a saúde a recomendação é aumentar o tempo das atividades, podendo o tempo ser duplicado.
Para jovens e crianças recomenda-se que sejam praticadas atividades físicas diariamente, de intensidade moderada, por no mínimo 60 min.
A recomendação de 30 minutos visa à maioria da população adulta que objetiva manter a saúde e reduzir os riscos de doenças crônicas. Mas, para a perda ou manutenção do peso corporal podem ser necessários de 60 a 90 minutos de atividade física.
Exercícios de condicionamento muscular
A fim de promover e manter a boa saúde e independência física é importante praticar exercícios de força por no mínimo duas vezes na semana. Recomenda-se fazer de 8-10 exercícios, em dois ou mais dias alternados por semana. A carga utilizada de permitir que se faça de 8 a 12 repetições por série.
Para as pessoas que buscam melhora da resistência muscular o ideal é fazer de 15 a 25 repetições por série.
É importante que todos os grupamentos musculares estejam envolvidos, para que não ocorram desequilíbrios musculares.
Os exercícios devem ser executados usando forma correta, incluindo a realização das repetições programadas e de uma maneira controlada, movendo-se através de todo o arco de movimento da articulação, e usando técnicas de respiração apropriadas. Com relação ao treinamento, no caso de dúvida consulte sempre um professor de educação física.
Prof. Gil - Academia FW
Saúde em alta performance