A depressão é uma das doenças mais incapacitantes do Ser Humano, perdendo apenas para os distúrbios cardiovasculares.
É uma das mais frequentes doenças psiquiátricas. Uma em cada quatro mulheres e um em cada dez homens, podem vir a ter crises depressivas durante a vida desde a juventude até à idade mais avançada.
O exercício físico é uma importante aliado devido ao seu baixo custo e sua característica preventiva de patologias que podem levar um indivíduo a situações de estresse e depressão. Os estudos que relacionam a atividade física à depressão têm verificado que indivíduos que praticam atividade física de forma regular reduzem significantemente os sintomas depressivos.
O exercício físico constante e moderado tem efeitos benéficos na saúde em geral e ao nível psicológico, podendo reduzir a ansiedade, atuando na melhora da autoestima, autoconfiança, cognição e nível de estresse.
As endorfinas, substâncias (neurotransmissores) ligadas à génese do bem-estar e do prazer, são liberadas no cérebro durante o exercício físico. Por ser um potente libertador de endorfina o exercício físico cria a boa dependência quando praticado regularmente e faz falta, como faria qualquer outra substância associada ao prazer.
A liberação de endorfina, somada à melhora da autoestima proveniente da sensação de estar fazendo algo em benefício da própria saúde, faz com que o praticante regular de exercícios físicos experimente uma melhora significativa no quadro de depressão.
O exercício físico é altamente eficaz no combate a depressão.
Os exercícios aeróbicos podem reduzir a ansiedade, a depressão. Uma caminhada rápida ou prática de ciclismo por 20 a 30 minutos, três a cinco vezes por semana, pode ser uma grande ajuda para gerenciar melhor os níveis de estresse.
Pesquisas apontam que a musculação alivia a ansiedade e a insônia em casos diagnosticados de depressão clínica. Isso acontece porque a musculação estimula a produção de testosterona e o GH (hormônio do crescimento) e inibe a síntese do cortisol, um hormônio que, em quantidades elevadas aumenta o estresse, diminui as defesas do sistema imunológico e acentua o acúmulo de gordura no corpo.
O ideal é começar leve, aumentando o esforço gradualmente. Um programa de exercício muito rígido e exigente pode deixar a pessoa ainda mais estressada. O exercício físico moderado produz um efeito benéfico geral sobre o organismo.
O segredo para você obter sucesso é procurar se engajar em um programa de treinamento que lhe seja agradável, onde você se sinta a vontade e tenha prazer em participar.
Prof. Gil - Academia FW
Saúde em alta performance
Prof. Gil - Academia FW
Saúde em alta performance