Pular para o conteúdo principal

Tomate: saiba mais sobre esta fruta.


Embora muitas pessoas acreditem que o tomate seja um legume, na verdade ele é uma fruta e tem muitas propriedades benéficas para o nosso organismo.

Ele possui ferro, fósforo e potássio, além das vitaminas B e C. 

O ferro auxilia no combate a fraqueza, a anemia e a palidez . O  fósforo age sobre o sistema nervoso, aumenta a resistência física, ajuda no estresse, e na obesidade. O potássio ajuda na fraqueza geral e também na pressão alta.  A  vitamina B2, protege os olhos e o sistema digestivo, enquanto a C aumenta a nossa imunidade.

Além disso, pesquisas mostram que também é anticancerígeno. O licopeno, substância presente no fruto e que confere a cor avermelhada ao tomate, ajuda no combate aos radicais livres, protegendo contra alguns tipos de câncer e ainda retarda o envelhecimento. Pesquisas realizadas na Universidade de Harvard chegaram à conclusão, que se o tomate for consumido regularmente, ele protege contra o câncer de próstata.
  
Uma das grandes vantagens de se comer tomate, é que tanto faz comê-lo cru, como em sopas, refogado ou em molhos – seja qual for sua maneira – ele não perde as suas propriedades.

Mas procure evitar os tomates verdes, pois podem ser prejudiciais aos rins, não abusando também dos molhos industrializados (é sempre mais saudável quando feito em casa), porém quando necessário, procure marcas de confiança.

Ao optar por consumir a fruta crua e com casca é importante lavá-la bem em água corrente e deixar de molho em água filtrada com uma pequena quantidade de água sanitária, por aproximadamente 30 minutos, enxaguando, em seguida. Essa ação não elimina vestígios de agrotóxicos, mas elimina micro-organismos que possam estar na casca. 


Prof. Gil - Academia FW
Saúde em alta performance
    

Postagens mais visitadas deste blog

Fatores que contribuem para um abdome perfeito.

1.   Fator Genético A genética   não é um fator limitante na sua capacidade para ter um abdome definido, mas   é um fator importante.    O abdominal como qualquer outro músculo pode apresentar diferentes formas.    Algumas pessoas têm os "gomos" simétricos,   já em outras eles são desalinhados, meio desencontrados, e isso não tem como mudar. O formato e a orientação do seu abdome já estão determinados no momento do nascimento. 2.     Fator Gordura Corpora l Próximo à genética, este é o fator mais importante de todos. Para que seus músculos sejam mais aparentes você deve, necessariamente, baixar o seu percentual de gordura corporal.  Você pode fazer todo o trabalho abdominal no mundo, e até mesmo o tipo e a quantidade certa, mas se você não reduzir a gordura corporal, você nunca terá um abdome definido . 3.  O Fator Nutrição Tenha em mente que v ocê não pode superar a má nutrição com o treinamento. É evidente que para fazer exercícios físicos seu corpo nece

SUPINO: saiba mais!

O  Supino  é um dos   exercícios mais populares na academia, quando o  objetivo  é trabalhar os músculos do peito. Existem     diversas variações para o exercício, incluindo o uso de bancos inclinados, declinados ou  retos , assim como o uso de diferentes tipos de pegada. Podendo ainda ser utilizados halteres ou barra na execução do movimento. Antes de tudo, vale ressaltar, que o supino não é um exercício exclusivo para o trabalho de peito. É um movimento que envolve diferentes cadeias cinéticas. Os músculos motores primários do movimento são, na ordem, o tríceps, o deltóide anterior e o peitoral. Na realidade, o recrutamento deles pode variar, em proporção, segundo a fase do movimento e o tipo de pegada. Músculos envolvidos no exercício - SUPINO   Peitoral maior Peitoral menor Deltóide anterior Tríceps Ativação muscular  durante o exercício de  supino Durante o   supino reto  (plano) , se observa uma maior  ativação  do peitoral maior (porção

Planilhas de Treinamento para 5 Km

Esforço leve: 50 a 60 % da FCM ( F requência C ardíaca M áxima ) Esforço moderado:   6 0 a 75 %   da FCM Esforço forte:   75  a 90  %   da FCM    INICIANTE   (Planilha Para Quem Deseja Começar a Correr) Treino 1 Treino 2 Treino 3 1ª semana Caminhada: 20 min. Aquecimento : 5 min. Caminhando    Alterne : 10 X (1 min. Corrida leve / 1 min. caminhada) Aquecimento : 5 min. Caminhando    Alterne : 10 X (1 min. Corrida leve / 1 min. caminhada) 2ª semana Caminhada: 30 min. Aquecimento : 5min. caminhando    Alterne : 10 X (1 min. Corrida leve / 1 min.. caminhada) Aquecimento : 5min. caminhando    Alterne : 10 X (1 min. Corrida leve / 1 min.. caminhada) 3ª semana Caminhada: 35 min. Aquecimento : 5 min. caminhando    Alterne : 12 x (2 min. Corrida leve / 1 min. caminha