A osteoporose se caracteriza pela perda de massa óssea e alterações na microarquitetura do osso. Ele provoca fragilidade e aumento do risco de fraturas. Estima-se que no Brasil este mal atinja 5,5 milhões de pessoas, destes 80% são mulheres. Após os 70 anos de idade, a osteoporose atinge indistintamente tanto homens quanto mulheres.
Cada pessoa possui um limite máximo para o ganho de massa óssea que é determinado geneticamente. O pico da densidade óssea é atingido entre os 20 e 30 anos. A partir daí, a massa óssea permanece em equilíbrio até, aproximadamente, os 50 anos, quando começa haver, paulatinamente, uma perda na estrutura do osso, devido, principalmente, a atividade aumentada dos osteoclastos.
Durante a menopausa, as mulheres apresentam uma diminuição acelerada de massa óssea devido à perda do efeito protetor que o estrogênio exerce.
Vale ressaltar, que a OSTEOPOROSE NÃO TEM CURA. A melhor maneira de se combater esta moléstia é através da prevenção. A maioria dos especialistas recomenda que se tenha uma abordagem multifacetada para o tratamento da osteoporose, sendo o exercício um dos componentes essenciais.
O exercício físico é um grande aliado, pois estimula o ciclo de remodelação, aumentando a densidade do osso. Pessoas com antecedentes de prática regular de exercícios possuem, em média, uma massa mineral óssea mais elevada do que pessoas sedentárias. Desde que não haja nenhum tipo de contra-indicação, as atividades mais indicadas são a caminhada, a corrida, a ginástica de alto impacto e a musculação.
Mulheres após a
menopausa e homens na terceira idade desenvolvem normalmente uma rápida perda de massa muscular
(conhecida como sarcopenia). Relacionada à idade, a sarcopenia é um dos
principais fatores que levam a distúrbios de marcha nos idosos e facilitam
assim as quedas frequentes que causam as fraturas. A musculação, além de
aumentar a densidade do osso, atua também melhorando a força muscular e,
consequentemente, diminuindo o risco de fraturas.
Resumidamente, os objetivos dos exercícios físicos em relação à osteoporose são: aumentar a massa óssea durante a fase de crescimento, manter a massa óssea e diminuir a sua perda durante a fase adulta, assim como, diminuir o risco de queda das pessoas com idade avançada.