Explicação: Uma vez que nosso corpo não consegue digerir as fibras provenientes da alimentação, elas permanecem mais tempo de trato intestinal. Como consequência, pessoas que consomem alimentos ricos em fibras tendem a se sentir mais saciadas. Ela também proporciona uma menor absorção das gorduras e calorias. Portanto, uma alimentação rica em fibras leva a um melhor controle da gordura corporal e, consequentemente, à redução do volume abdominal.
As fibras estão presentes somente nos alimentos de origem vegetal e podem se apresentar de dois tipos diferentes, sendo ambas são importantes para a saúde - as solúveis e as insolúveis.
As fibras solúveis depois de ingeridas se transformam em um gel, permanecendo mais tempo no estômago e dando uma maior sensação de saciedade. Esse gel atrai boa parte das moléculas de gordura e açúcar, que são então eliminadas pelas fezes. Essas fibras solúveis ajudam a reduzir o nível de colesterol e glicemia do sangue.
- Fontes: leguminosas (feijão, lentilha, ervilha), sementes, farelos(aveia, cevada, arroz), frutas(maça, laranja, banana), hortaliças (cenoura batata).
As fibras insolúveis dão a textura firme de alguns alimentos, como o farelo de trigo e as hortaliças. Estas fibras retêm uma quantidade maior de água, produzindo fezes mais macias e com mais volume. Desta forma, ajudam o intestino a funcionar melhor.
- Fontes: farelos de cereais, grãos integrais, nozes, amêndoas, amendoim, vários tipos de frutas (pêra, maçã com casca, etc.) e hortaliças (ervilha, cenoura, brócolis).
Mas cuidado! É aconselhável introduzir as fibras de forma bem gradual na dieta, para que o aparelho digestório tenha tempo para se adaptar. Caso o consumo de fibras for demasiadamente aumentado de um dia para outro, poderemos ter problemas sérios com gazes, cólicas, prisão de ventre e/ou diarréia.
Também é importante aumentar a ingestão de água! Como as fibras funcionam como verdadeiras “vassouras”, que empurram os resíduos pelo intestino, sem a água, as fibras se transformam em “lixas”. Na realidade é a água que vaia auxiliar as fibras a fluírem pelo tubo intestinal.
As fibras podem ajudar, mas não existe milagre! DIETA EQUILIBRADA É A CHAVE.
As fibras podem ajudar, mas não existe milagre! DIETA EQUILIBRADA É A CHAVE.