Pular para o conteúdo principal

DORMIR AJUDA A EMAGRECER


O sono é uma necessidade básica e fundamental para termos uma vida saudável, pois é durante o sono que o nosso corpo se recupera dos desgastes do dia, e é quando o nosso cérebro classifica e armazena nossas memórias.

Um sono inadequado está relacionado com desequilíbrios hormonais reguladores de apetite, maiores taxa de incidência de diabetes e hipertensão e com redução de vigor físico podendo causar envelhecimento precoce, maior susceptibilidade em contrair infecções, irritabilidade, frustração, dificuldade de concentração e sonolência. Poucas horas de sono está relacionado ao excesso de gordura corporal.

O sono e sua relação com o emagrecimento

Estudos têm demonstrado que as pessoas que dormem menos tendem a ser gordas. Dormir pouco faz com que o nosso organismo acabe liberando maior quantidade de um hormônio que causa estresse (cortisol), o que favorece o acúmulo de gordura. 

A maior liberação de cortisol se traduz em um sinal para que nosso organismo comece a poupar energia, diante de uma eminente situação de “emergência”. Maiores quantidades de cortisol podem agir como potencializador da proliferação das células de gordura (adipócitos)

Vário estudos demonstram que a privação de sono causa uma diminuição dos níveis de leptina. A leptina é um hormônio protéico específico produzido e secretado pelo tecido adiposo, que funciona como um "adipostato". A existência desse fator circulante, que aumenta proporcionalmente com o acúmulo de gordura, age no cérebro diminuindo o apetite e as reservas de tecido adiposo

O que fazer para melhorar o sono

Existem alguns alimentos que podem prejudicar nosso sono. A cafeína, por exemplo, é um leve estimulante do sistema nervoso central, que se usado em excesso pode comprometer a qualidade do sono. É encontrada no café, chás, refrigerantes e chocolates.

Sentir fome ou comer em excesso também pode atrapalhar o sono. Fazer uma alimentação leve e evitar alimentos muito gordurosos e condimentados antes de dormir pode resultar em um sono mais adequado.

Atualmente, os exercícios físicos são reconhecidos como uma intervenção não-farmacológica para a melhora do padrão de sono.

DICAS

  • Evite alimentos ricos em cafeína pelo menos 4 horas antes de dormir;
  • Evite alimentos gordurosos e condimentos à noite;
  • Evite dormir com a televisão ligada;
  • Não leve suas preocupações para a cama;
  • Não faça exercícios físicos imediatamente antes de se deitar;
  • Estabeleça horários fixos de dormir e acordar;
  • Utilize roupas confortáveis;
  • Faça exercícios regularmente!

BOM SONO E BONS SONHOS!




Prof. Gil - Academia FW
Saúde em alta performance
  

Postagens mais visitadas deste blog

SUPINO: saiba mais!

O  Supino  é um dos   exercícios mais populares na academia, quando o  objetivo  é trabalhar os músculos do peito. Existem     diversas variações para o exercício, incluindo o uso de bancos inclinados, declinados ou  retos , assim como o uso de diferentes tipos de pegada. Podendo ainda ser utilizados halteres ou barra na execução do movimento. Antes de tudo, vale ressaltar, que o supino não é um exercício exclusivo para o trabalho de peito. É um movimento que envolve diferentes cadeias cinéticas. Os músculos motores primários do movimento são, na ordem, o tríceps, o deltóide anterior e o peitoral. Na realidade, o recrutamento deles pode variar, em proporção, segundo a fase do movimento e o tipo de pegada. Músculos envolvidos no exercício - SUPINO   Peitoral maior Peitoral menor Deltóide anterior Tríceps Ativação muscular  durante o exercício de  supino Durante o   supino reto  (plano) , se observa uma maior  ativação  do peitoral maior (porção

Planilhas de Treinamento para 5 Km

Esforço leve: 50 a 60 % da FCM ( F requência C ardíaca M áxima ) Esforço moderado:   6 0 a 75 %   da FCM Esforço forte:   75  a 90  %   da FCM    INICIANTE   (Planilha Para Quem Deseja Começar a Correr) Treino 1 Treino 2 Treino 3 1ª semana Caminhada: 20 min. Aquecimento : 5 min. Caminhando    Alterne : 10 X (1 min. Corrida leve / 1 min. caminhada) Aquecimento : 5 min. Caminhando    Alterne : 10 X (1 min. Corrida leve / 1 min. caminhada) 2ª semana Caminhada: 30 min. Aquecimento : 5min. caminhando    Alterne : 10 X (1 min. Corrida leve / 1 min.. caminhada) Aquecimento : 5min. caminhando    Alterne : 10 X (1 min. Corrida leve / 1 min.. caminhada) 3ª semana Caminhada: 35 min. Aquecimento : 5 min. caminhando    Alterne : 12 x (2 min. Corrida leve / 1 min. caminha

Fatores que contribuem para um abdome perfeito.

1.   Fator Genético A genética   não é um fator limitante na sua capacidade para ter um abdome definido, mas   é um fator importante.    O abdominal como qualquer outro músculo pode apresentar diferentes formas.    Algumas pessoas têm os "gomos" simétricos,   já em outras eles são desalinhados, meio desencontrados, e isso não tem como mudar. O formato e a orientação do seu abdome já estão determinados no momento do nascimento. 2.     Fator Gordura Corpora l Próximo à genética, este é o fator mais importante de todos. Para que seus músculos sejam mais aparentes você deve, necessariamente, baixar o seu percentual de gordura corporal.  Você pode fazer todo o trabalho abdominal no mundo, e até mesmo o tipo e a quantidade certa, mas se você não reduzir a gordura corporal, você nunca terá um abdome definido . 3.  O Fator Nutrição Tenha em mente que v ocê não pode superar a má nutrição com o treinamento. É evidente que para fazer exercícios físicos seu corpo nece