O sono é uma necessidade básica e fundamental para termos uma vida saudável, pois é durante o sono que o nosso corpo se recupera dos desgastes do dia, e é quando o nosso cérebro classifica e armazena nossas memórias.
Um sono inadequado está relacionado com desequilíbrios hormonais reguladores de apetite, maiores taxa de incidência de diabetes e hipertensão e com redução de vigor físico podendo causar envelhecimento precoce, maior susceptibilidade em contrair infecções, irritabilidade, frustração, dificuldade de concentração e sonolência. Poucas horas de sono está relacionado ao excesso de gordura corporal.
O sono e sua relação com o emagrecimento
Estudos têm demonstrado que as pessoas que dormem menos tendem a ser gordas. Dormir pouco faz com que o nosso organismo acabe liberando maior quantidade de um hormônio que causa estresse (cortisol), o que favorece o acúmulo de gordura.
A maior liberação de cortisol se traduz em um sinal para que nosso organismo comece a poupar energia, diante de uma eminente situação de “emergência”. Maiores quantidades de cortisol podem agir como potencializador da proliferação das células de gordura (adipócitos)
Vário estudos demonstram que a privação de sono causa uma diminuição dos níveis de leptina. A leptina é um hormônio protéico específico produzido e secretado pelo tecido adiposo, que funciona como um "adipostato". A existência desse fator circulante, que aumenta proporcionalmente com o acúmulo de gordura, age no cérebro diminuindo o apetite e as reservas de tecido adiposo
O que fazer para melhorar o sono
Existem alguns alimentos que podem prejudicar nosso sono. A cafeína, por exemplo, é um leve estimulante do sistema nervoso central, que se usado em excesso pode comprometer a qualidade do sono. É encontrada no café, chás, refrigerantes e chocolates.
Sentir fome ou comer em excesso também pode atrapalhar o sono. Fazer uma alimentação leve e evitar alimentos muito gordurosos e condimentados antes de dormir pode resultar em um sono mais adequado.
Atualmente, os exercícios físicos são reconhecidos como uma intervenção não-farmacológica para a melhora do padrão de sono.
DICAS
- Evite alimentos ricos em cafeína pelo menos 4 horas antes de dormir;
- Evite alimentos gordurosos e condimentos à noite;
- Evite dormir com a televisão ligada;
- Não leve suas preocupações para a cama;
- Não faça exercícios físicos imediatamente antes de se deitar;
- Estabeleça horários fixos de dormir e acordar;
- Utilize roupas confortáveis;
- Faça exercícios regularmente!
BOM SONO E BONS SONHOS!