Pular para o conteúdo principal

Suar emagrece! Será?








É bastante comum ver pessoas fazendo exercícios físicos bem agasalhadas, mesmo em dias  em que a temperatura ambiente se encontra bastante alta. Geralmente, as pessoas usam este tipo de artifício com a intenção de favorecer o emagrecimento.

O que existe de verdade neste tipo de pensamento?

Excessive SweatingVale ressaltar inicialmente, que emagrecer significa perder gordura corporal e não simplesmente peso.

Ao fazermos exercícios físicos nosso corpo produz uma grande quantidade de calor, o que faz com que a temperatura corporal suba. A temperatura do nosso corpo deve ficar em torno de 36 graus, para que nossas funções orgânicas não sejam comprometidas. Uma das formas de eliminar o calor excedente é através do suor. Está é a principal razão do porquê nós suamos.


Para emagrecer é necessário fazer exercícios que proporcionem um grande dispêndio de energia. Para tanto, exercícios de alta intensidade se fazem necessários. Como consequência, ocorre uma grande produção de calor que deve ser controlada para que ocorra um bem estar fisiológico e emocional. Inevitavelmente, acabamos suando bastante.

Ao usar roupas mais quentes para proporcionar uma maior produção de suor, estamos, na realidade, sacrificando nossa performance e saúde, comprometendo os resultados, através de um processo inevitável de desidratação. 

A quem tente justificar tal atitude através da balança, pois quando se treina com agasalho ocorre uma maior perda de peso. A perda é momentânea! O que acontece é que o peso perdido é consequência de uma maior perda de água corporal, que estará sendo recuperada já no primeiro copo da água que você tomar.

O suor humano é composto primariamente de água (99%), com diversos sais (principalmente sódio, potássio e cloro) e compostos orgânicos em solução. Ele contém quantidades mínimas de materiais gordurosos, uréia e outras excreções.

Portanto, se o seu objetivo for emagrecimento, faça exercícios que proporcionem uma boa perda de energia, utilizando roupas adequadas para tal prática, tendo sempre cuidado com a hidratação. Assim, você estará a caminho de um corpo magro e saudável. Nunca esquecendo que cuidar da alimentação é fundamental neste processo.


Prof. Gil - Academia FW

Postagens mais visitadas deste blog

SUPINO: saiba mais!

O  Supino  é um dos   exercícios mais populares na academia, quando o  objetivo  é trabalhar os músculos do peito. Existem     diversas variações para o exercício, incluindo o uso de bancos inclinados, declinados ou  retos , assim como o uso de diferentes tipos de pegada. Podendo ainda ser utilizados halteres ou barra na execução do movimento. Antes de tudo, vale ressaltar, que o supino não é um exercício exclusivo para o trabalho de peito. É um movimento que envolve diferentes cadeias cinéticas. Os músculos motores primários do movimento são, na ordem, o tríceps, o deltóide anterior e o peitoral. Na realidade, o recrutamento deles pode variar, em proporção, segundo a fase do movimento e o tipo de pegada. Músculos envolvidos no exercício - SUPINO   Peitoral maior Peitoral menor Deltóide anterior Tríceps Ativação muscular  durante o exercício de  supino Durante o   supino reto  (plano) , se observa uma maior  ativação  do peitoral maior (porção

Planilhas de Treinamento para 5 Km

Esforço leve: 50 a 60 % da FCM ( F requência C ardíaca M áxima ) Esforço moderado:   6 0 a 75 %   da FCM Esforço forte:   75  a 90  %   da FCM    INICIANTE   (Planilha Para Quem Deseja Começar a Correr) Treino 1 Treino 2 Treino 3 1ª semana Caminhada: 20 min. Aquecimento : 5 min. Caminhando    Alterne : 10 X (1 min. Corrida leve / 1 min. caminhada) Aquecimento : 5 min. Caminhando    Alterne : 10 X (1 min. Corrida leve / 1 min. caminhada) 2ª semana Caminhada: 30 min. Aquecimento : 5min. caminhando    Alterne : 10 X (1 min. Corrida leve / 1 min.. caminhada) Aquecimento : 5min. caminhando    Alterne : 10 X (1 min. Corrida leve / 1 min.. caminhada) 3ª semana Caminhada: 35 min. Aquecimento : 5 min. caminhando    Alterne : 12 x (2 min. Corrida leve / 1 min. caminha

Fatores que contribuem para um abdome perfeito.

1.   Fator Genético A genética   não é um fator limitante na sua capacidade para ter um abdome definido, mas   é um fator importante.    O abdominal como qualquer outro músculo pode apresentar diferentes formas.    Algumas pessoas têm os "gomos" simétricos,   já em outras eles são desalinhados, meio desencontrados, e isso não tem como mudar. O formato e a orientação do seu abdome já estão determinados no momento do nascimento. 2.     Fator Gordura Corpora l Próximo à genética, este é o fator mais importante de todos. Para que seus músculos sejam mais aparentes você deve, necessariamente, baixar o seu percentual de gordura corporal.  Você pode fazer todo o trabalho abdominal no mundo, e até mesmo o tipo e a quantidade certa, mas se você não reduzir a gordura corporal, você nunca terá um abdome definido . 3.  O Fator Nutrição Tenha em mente que v ocê não pode superar a má nutrição com o treinamento. É evidente que para fazer exercícios físicos seu corpo nece