Pular para o conteúdo principal

O peso da balança





Balança é um aparelho que serve para comparar grandezas de massa, que é a grandeza física que representa a quantidade de matéria contida em um corpo, mais conhecida como peso.


Nos últimos anos as pessoas vêm travando uma verdadeira guerra contra este aparelho. A palavra balança tornou-se sinônimo de luta contra a obesidade e o peso excessivo.


É incrível como a preocupação com o peso e o sobe desce da balança tem afetado o comportamento de muitas pessoas.

Vale lembrar que a obesidade decorre do aumento excessivo da quantidade total de gordura corporal. Na realidade, é o excesso de gordura corporal e não o peso total que deve ser considerado quando a preocupação é a obesidade.

Uma pessoa só pode ser considerada obesa se o seu percentual de gordura estiver acima daquilo que é considerado normal.

Existem certos percentuais que devemos levar em consideração quando o foco das preocupações é a obesidade. VEJA A TABELA ABAIXO!


CLASSIFICAÇÃO DA OBESIDADE PELA PERCENTAGEM DE GORDURA
Obesidade
Mulheres
Homens
Leve (limítrofe)
30 - 35 %
20 - 25 %
Moderada
35 - 40 %
25 - 30 %
Alta
>40%
>30 %

A obesidade é o resultado de uma maior aquisição de energia, quando comparada ao consumo, ou seja, quando as quantias de energia provenientes dos alimentos entram em nosso corpo em uma proporção maior do que são consumidas.


Embora a obesidade esteja ligada a várias doenças como diabetes, doenças cardíacas, distúrbios posturais, hipertensão, osteoartrite, câncer, entre tantas outras doenças, ela normalmente , está associada mais ao valor estético do que à saúde.

Em academias qualificadas, você pode saber como anda o seu percentual de gordura. Faça uma avaliação física, com um professor de educação física, para que você possa monitorar e acompanhar a evolução dos resultados de um programa de exercícios físicos voltados à perda de gordura corporal. Combata a obesidade e tenha uma vida mais saudável!



Prof. Gil - Academia FW

Postagens mais visitadas deste blog

Fatores que contribuem para um abdome perfeito.

1.   Fator Genético A genética   não é um fator limitante na sua capacidade para ter um abdome definido, mas   é um fator importante.    O abdominal como qualquer outro músculo pode apresentar diferentes formas.    Algumas pessoas têm os "gomos" simétricos,   já em outras eles são desalinhados, meio desencontrados, e isso não tem como mudar. O formato e a orientação do seu abdome já estão determinados no momento do nascimento. 2.     Fator Gordura Corpora l Próximo à genética, este é o fator mais importante de todos. Para que seus músculos sejam mais aparentes você deve, necessariamente, baixar o seu percentual de gordura corporal.  Você pode fazer todo o trabalho abdominal no mundo, e até mesmo o tipo e a quantidade certa, mas se você não reduzir a gordura corporal, você nunca terá um abdome definido . 3.  O Fator Nutrição Tenha em mente que v ocê não pode superar a má nutrição com o treinamento. É evidente que para fazer exercícios físicos seu corpo nece

SUPINO: saiba mais!

O  Supino  é um dos   exercícios mais populares na academia, quando o  objetivo  é trabalhar os músculos do peito. Existem     diversas variações para o exercício, incluindo o uso de bancos inclinados, declinados ou  retos , assim como o uso de diferentes tipos de pegada. Podendo ainda ser utilizados halteres ou barra na execução do movimento. Antes de tudo, vale ressaltar, que o supino não é um exercício exclusivo para o trabalho de peito. É um movimento que envolve diferentes cadeias cinéticas. Os músculos motores primários do movimento são, na ordem, o tríceps, o deltóide anterior e o peitoral. Na realidade, o recrutamento deles pode variar, em proporção, segundo a fase do movimento e o tipo de pegada. Músculos envolvidos no exercício - SUPINO   Peitoral maior Peitoral menor Deltóide anterior Tríceps Ativação muscular  durante o exercício de  supino Durante o   supino reto  (plano) , se observa uma maior  ativação  do peitoral maior (porção

Planilhas de Treinamento para 5 Km

Esforço leve: 50 a 60 % da FCM ( F requência C ardíaca M áxima ) Esforço moderado:   6 0 a 75 %   da FCM Esforço forte:   75  a 90  %   da FCM    INICIANTE   (Planilha Para Quem Deseja Começar a Correr) Treino 1 Treino 2 Treino 3 1ª semana Caminhada: 20 min. Aquecimento : 5 min. Caminhando    Alterne : 10 X (1 min. Corrida leve / 1 min. caminhada) Aquecimento : 5 min. Caminhando    Alterne : 10 X (1 min. Corrida leve / 1 min. caminhada) 2ª semana Caminhada: 30 min. Aquecimento : 5min. caminhando    Alterne : 10 X (1 min. Corrida leve / 1 min.. caminhada) Aquecimento : 5min. caminhando    Alterne : 10 X (1 min. Corrida leve / 1 min.. caminhada) 3ª semana Caminhada: 35 min. Aquecimento : 5 min. caminhando    Alterne : 12 x (2 min. Corrida leve / 1 min. caminha