As maiores preocupações das grávidas dizem respeito a saúde do bebê e a manutenção do peso em padrões normais. Neste período podem surgir dúvidas como: Será que exercícios físicos podem ajudar ou prejudicar? Grávidas podem fazer musculação?
Durante a gestação, a placenta forma quantidades substanciais de alguns hormônios. O estrogênio, por exemplo, provoca o aumento do útero, aumento das mamas, aumento da genitália, relaxamento dos ligamentos pélvicos, deixando as articulações do quadril mais flexíveis.
O ganho de peso médio, durante a gravidez, é aproximadamente de onze quilos. Destes, cerca de 3,2 Kg são constituídos pelo feto e 1,8Kg pelo líquido amniótico, pela placenta e membranas fetais.
O útero e as mamas aumentam 900 g cada um, deixando ainda um aumento médio de peso corporal da mulher de 4Kg. Este aumento de peso se deve a um maior acúmulo de líquido e gordura. Entretanto, se não for tomados os devidos cuidados, o peso pode aumentar de maneira significativa.
Varias pesquisas são consistentes em comprovar que mulheres que se exercitam antes e durante a gravidez tendem a ganhar menos peso do que a que não o fazem.
Para as mulheres grávidas sedentárias que desejam ingressar em um programa de exercícios físicos é recomendável atividades de baixo impacto. Já para aquelas habituadas a prática, antes da gravidez, podem continuar seu programa, mas tendo o cuidado de modificá-lo conforme a gestação progride.
O fortalecimento muscular é importante para que a mulher possa sustentar com maior facilidade o peso corporal, melhore sua postura, e ainda, evite uma das queixas mais freqüentes da gravidez, que é a lombalgia (dor lombar).
Em geral, se forem tomados os devidos cuidados, os exercícios físicos regulares, durante a gestação, auxiliam a manter a mãe mais saudável, não causando prejuízo ao desenvolvimento do feto.
Recomendações baseadas em pesquisas na área de exercício e gravidez:
- Exercitar-se três a quatro vezes por semana por 20 a 30 minutos.
- Em grávidas já ativas, manter os exercícios aeróbios em intensidade moderada durante a gravidez.
- Os exercícios resistidos (musculação) também devem ser moderados; evitar as contrações isométricas máximas; evitar exercícios na posição supina.
- Evitar exercícios em ambientes quentes e piscinas muito aquecidas.
- Desde que se consuma uma quantidade adequada de calorias, exercício e amamentação são compatíveis.
- Interromper imediatamente a prática esportiva se surgirem sintomas como dor abdominal, cólicas, sangramento vaginal, tontura, náusea ou vômito, palpitações e distúrbios visuais.
- Não existe nenhum tipo específico de exercício que deva ser recomendado durante a gravidez.
- A grávida que já se exercita deve manter a prática da mesma atividade física que executava antes da gravidez, desde que os cuidados acima sejam respeitados.
Prof. Gil - Academia FW