
O hipotireoidismo é um distúrbio provocado pela falta de um hormônio produzido pela tireóide.
Nessa pequena glândula, que mede cerca de 5 cm, localizada no pescoço, são secretados hormônios que controlam nosso metabolismo.
A deficiência na produção desses hormônios reduz o metabolismo e causa sintomas como cansaço, sonolência e inchaço. A longo prazo, causa sintomas mais graves, como uma forte anemia, queda dos reflexos e dos cabelos, voz rouca e raciocínio lento.
Apesar dos muitos sintomas, a doença é facilmente tratada.
O tratamento é feito com a reposição dos hormônios tireoidianos, na forma de comprimidos, tomados por via oral. A medicação é a levotiroxina.
O uso de hormônios tireoidianos na forma sintética não é proibido, não podendo ser considerado como doping no esporte. Por isso, podem ser usados sem autorização.
Mesmo porque, todo medicamento, mesmo que seja proibido, poderá ser usado por um atleta desde que haja permissão médica e seja autorizado pela federação internacional à qual o atleta pertença.
É bastante comum as pessoas usarem o hipotieoidismo como desculpa para o excesso de peso.
A pessoa que produz menos hormônios na tireoide realmente tem o metabolismo mais lento e pode reter líquidos no organismo mais facilmente, mas a doença não pode ser desculpa para o ganho de peso, pois quem sofre de hipotireoidismo costuma ter menos apetite.
Se você está acima do seu peso ideal, é provável que esteja comendo mais do que precisa!