Pular para o conteúdo principal

Dicas importantes para quem quer e gosta de CORRER


Quantas vezes se deve correr por semana?


Todo treinamento é composto por um ciclo de três fases: treino, descanso e adaptação. A adaptação só ocorre se o treino e o descanso forem adequados. A sucessão de treinos e descansos é que provoca as adaptações necessárias para desenvolvermos uma melhor condição física.

Isso corresponde dizer que, treinar pouco, com um período de descanso muito longo,  fará com que o estresse gerado seja muito baixo, fazendo com que o organismo não promova nenhum tipo de adaptação significativa.

Por outro lado, treinar muitas vezes por semana, para quem está começando, também não é bom, porque, neste caso, haverá um excesso de sobrecarga o que pode acarretar lesões musculares ou articulares.

Portanto, para quem está começando, treinar três vezes por semana já é o suficiente para obter bons resultados. Entre os treinos deve haver pelo menos um dia de descanso.


Qual é a postura correta durante a corrida?

A pisada deve ser suave e harmoniosa. O calcanhar deve tocar primeiro o solo e só depois a ponta do pé, devendo ser evitadas batidas muito pesadas e chapadas.

A cabeça necessita permanecer ereta, com o olhar voltado para frente. Os ombros precisam estar relaxados. Os braços devem fazer um movimento pendular estando os cotovelos flexionados (aproximadamente 90º) e as mãos semi-abertas. O tronco deve estar em ligeiro desequilíbrio à frente para melhorar a inércia do movimento.


Quanto tempo e em que velocidade se deve correr?

Corra a uma velocidade que seja confortável e que lhe permita completar o tempo de corrida desejado. Para iniciar, algo em torno de 10 a 15 minutos de trote já é suficiente. Se for preciso, intercale o trote com a caminhada, e lembre-se de que o maior objetivo é ter prazer com a atividade. 

O primeiro passo para quem esta iniciando é trabalhar o volume da corrida, ou seja, conseguir, gradativamente, ficar o maior tempo possível correndo. A partir do momento que a pessoa conseguir permanecer bom tempo correndo, pode pensar em aumentar a intensidade (velocidade) do treino.


Como deve ser a respiração: pela boca ou pelo nariz?

Muitas das necessidades do corpo são automaticamente ajustadas. O ajuste da respiração é assim, automático. 

Durante os treinos leves a pessoa pode inspirar pelo nariz e soltar pela boca, porém quando se trata de uma corrida em um ritmo mais intenso ou mais demorada, esse método já não funciona por causa da maior necessidade na quantidade de oxigênio. 

À medida que a intensidade da corrida aumenta, passamos a respirar tanto pelo nariz quanto pela boca, e não há nada de errado nisso.


Lembretes!

  • Sempre aqueça antes de começar o treino. Caminhe em torno de 5 min.
  • Não acrescente mais de 10% ao número de quilômetros percorridos de uma semana para outra.
  • Embora possa parecer desnecessário, procure trabalhar bem a região abdominal através de exercícios abdominais.
  • Não esqueça de fazer alongamento após a corrida.
  • Correr não é sofrer, portanto: não corra se estiver sentindo dores. Não esqueça que a sua saúde é o mais importante.
  • Não fique se comparando aos outros. Respeite suas limitações e o tempo necessário para você se adaptar as novas exigências.
  • FAÇA MUSCULAÇÃO para fortalecer toda a musculatura.




Prof. Gil - Academia FW




Postagens mais visitadas deste blog

SUPINO: saiba mais!

O  Supino  é um dos   exercícios mais populares na academia, quando o  objetivo  é trabalhar os músculos do peito. Existem     diversas variações para o exercício, incluindo o uso de bancos inclinados, declinados ou  retos , assim como o uso de diferentes tipos de pegada. Podendo ainda ser utilizados halteres ou barra na execução do movimento. Antes de tudo, vale ressaltar, que o supino não é um exercício exclusivo para o trabalho de peito. É um movimento que envolve diferentes cadeias cinéticas. Os músculos motores primários do movimento são, na ordem, o tríceps, o deltóide anterior e o peitoral. Na realidade, o recrutamento deles pode variar, em proporção, segundo a fase do movimento e o tipo de pegada. Músculos envolvidos no exercício - SUPINO   Peitoral maior Peitoral menor Deltóide anterior Tríceps Ativação muscular  durante o exercício de  supino Durante o   supino reto  (plano) , se observa uma maior  ativação  do peitoral maior (porção

Planilhas de Treinamento para 5 Km

Esforço leve: 50 a 60 % da FCM ( F requência C ardíaca M áxima ) Esforço moderado:   6 0 a 75 %   da FCM Esforço forte:   75  a 90  %   da FCM    INICIANTE   (Planilha Para Quem Deseja Começar a Correr) Treino 1 Treino 2 Treino 3 1ª semana Caminhada: 20 min. Aquecimento : 5 min. Caminhando    Alterne : 10 X (1 min. Corrida leve / 1 min. caminhada) Aquecimento : 5 min. Caminhando    Alterne : 10 X (1 min. Corrida leve / 1 min. caminhada) 2ª semana Caminhada: 30 min. Aquecimento : 5min. caminhando    Alterne : 10 X (1 min. Corrida leve / 1 min.. caminhada) Aquecimento : 5min. caminhando    Alterne : 10 X (1 min. Corrida leve / 1 min.. caminhada) 3ª semana Caminhada: 35 min. Aquecimento : 5 min. caminhando    Alterne : 12 x (2 min. Corrida leve / 1 min. caminha

Fatores que contribuem para um abdome perfeito.

1.   Fator Genético A genética   não é um fator limitante na sua capacidade para ter um abdome definido, mas   é um fator importante.    O abdominal como qualquer outro músculo pode apresentar diferentes formas.    Algumas pessoas têm os "gomos" simétricos,   já em outras eles são desalinhados, meio desencontrados, e isso não tem como mudar. O formato e a orientação do seu abdome já estão determinados no momento do nascimento. 2.     Fator Gordura Corpora l Próximo à genética, este é o fator mais importante de todos. Para que seus músculos sejam mais aparentes você deve, necessariamente, baixar o seu percentual de gordura corporal.  Você pode fazer todo o trabalho abdominal no mundo, e até mesmo o tipo e a quantidade certa, mas se você não reduzir a gordura corporal, você nunca terá um abdome definido . 3.  O Fator Nutrição Tenha em mente que v ocê não pode superar a má nutrição com o treinamento. É evidente que para fazer exercícios físicos seu corpo nece