Pular para o conteúdo principal

Saiba como escolher um tênis adequado a sua necessidade

O tênis é muito importante no exercíciopois ajuda a amortecer as forças de impacto gerado pela força de reação do solo a cada contato do pé com o chão; auxiliam a estabilizar os movimentos (controle biomecânico), o que é extremamente importante, pois a grande maioria das pessoas, pronam ou supinam em diferentes graus, tênis com a estabilidade adequada ajudam a compensar estas necessidades.

Escolher um tênis adequado a sua necessidade, pode tornar a prática esportiva mais prazerosa, uma vez que proporciona mais conforto, auxilia na prevenção de lesões e melhora a performance.
O tênis deve servir para os vários tipos de solo:  duro (asfalto, cimento, etc),  macio ou moderado (grama, areia, borracha, etc) e acidentado (como é o caso da corrida de aventura, que requer um calçado com estruturas mais reforçadas por causa da alternância de ambientes - úmidos, escorregadios, pedregosos etc.).


O QUE LEVAR EM CONSIDERAÇÃO NA HORA DE COMPRAR UM TÊNIS

O modelo de tênis “ideal” deve respeitar formato do pé (plano, cavo ou normal) de cada atleta e o tipo da pisada (pronador, supinador ou neutro).  

FORMATO DO PÉ




PLANO ou CHATO: a curvatura do pé, praticamente, não existe. Tende a ter um grau excessivo de pronação o que pode levar a vários tipos de lesões. 
Tênis recomendado: deve ser mais rígidos e ter o solado plano ou semi-curvo para dar estabilidade e controle do movimento para corrigir o grau de pronação.

NORMAL: quando se consegue ver metade do arco. É o caso da maioria das pessoas, sendo o tipo  mais comum do pé e é considerado um pronator normal. 
Obs: ao contrário da opinião popular, a pronação é uma coisa boa. Quando o arco colapsa para dentro, esta "pronação" absorve o choque. Sendo um pronador normal, você pode utilizar qualquer tipo de sapatos.
Tênis recomendado: deve ter o bom amortecimento e moderada estabilidade como aqueles com o meio da sola em duas densidades e com o solado meio curvo.

CAVO:  o arco do pé é muito elevado; se consegue  destinguir apenas o calcanhar, e a esfera (maçã) do pé, deixando uma pegada com uma conexão estreita entre o calcanhar e a parte frontal do pé. Geralmente não tem grau de pronação suficiente para absorção de impacto. 
Tênis recomendado: quem tem o pé cavo necessita procurar um tênis com o arco mais proeminente ou colocar um arco de silicone. Recomenda-se o uso de um tênis de amortecimento com boa flexibilidade e solado curvo para promover o movimento do pé.

Teste do pé molhado: Para saber qual é o seu tipo de pé, basta molhar o seu pé e pisar sobre uma folha de papel. No papel irá aparecer o tipo de sua pegada. Compare com os tipos acima e veja com qual a sua pegada mais se parece.


TIPOS DE PISADA


PRONADA: a pessoa tende a pisar com a parte mais interna do pé. A pisada também se inicia do lado externo do calcanhar, ou algumas vezes um pouco mais para a parte interna, para então ocorrer uma rotação acentuada do pé para dentro, terminando a passada perto do dedão. A pronação é um problema de hipermobilidade. 
Tênis ideal: "controle de movimento (motion-control)" - apresentam o solado mais plano e menos flexível, permitindo mais estabilidade e controle do movimento.

NORMAL(NEUTRA): o peso é colocado primeiro sobre a lateral externa do calcanhar e, em seguida, sobre o dedão. O contato com o solo inicia do lado externo do calcanhar e, então, ocorre uma rotação moderada para dentro, terminando a passada no centro da planta do pé.
Tênis ideal: "estabilidade (stability)" - geralmente tem um solado semi-curvo e oferece uma boa combinação de amortecimento, suporte e durabilidade. 

SUPINADA: quando se pisa, principalmente, com a borda externa do pé. A pisada inicia no calcanhar do lado externo e se mantém o contato do pé com o solo do lado externo, terminando a pisada na base do dedinho. O pé supinado é, em geral, muito rígido. 
Tênis ideal: "amortecimento (cushion)" - apresenta ama sola mais macia, para aumentar o amortecimento e a flexibilidade.


Padrão de desgaste do tenis: Através do padrão de desgaste que ocorre no solado do tênis, se pode ter uma idéia de qual é o tipo de pisada.



CADA ESPORTE EXIGE UM TÊNIS DIFERENTE 
Corrida
A parte superior do tênis deve ser macia, com boa flexibilidade. O ideal é que o tênis conte com um sistema de amortecimento em toda a sola, para absorver o impacto repetitivo do pé no chão. O contraforte (forro que reforça a parte posterior do calçado) deve ser bem firme, para dar segurança ao pé. É importante que a sola tenha uma boa aderência.

Trilha
O tênis deve ser à prova de água, flexível, com solado resistente e um bom contrafortes na parte do calcanhar. Os calçados devem apresentar maior tração,, estabilidade e resistência.

Corrida de Aventura
É fundamental que o tênis de corrida de aventura seja adequado para utilização a qualquer terreno, sendo bastante aderente e estável. É importante que possam escoar água, secando rapidamente. Alguns tênis possuem sistema especial de cadarço que não desamarra.


Musculação
Não exige que o tênis tenha características especiais. O modelo deve ser leve, confortável e permitir que o pé fique firme, permitindo uma maior segurança durante a utilização dos equipamentos.

Ciclismo
De modo geral, o tênis para pedalar deve ter a lateral mais larga na frente,  calcanhar estreito e sola rígida. O calçado não pode ser pontudo e o ideal é optar por modelos sem cadarço.

No caso da mountain bike o tênis ideal deve possuir uma sola ligeiramente mais flexível, e solado com travas mais agressivas para proporcionar maior tração em terrenos enlameados e/ou de difícil acesso, permitindo que a bike possa ser carregada se necessário.

Prof. Gil - Academia Fitness World



Postagens mais visitadas deste blog

SUPINO: saiba mais!

O  Supino  é um dos   exercícios mais populares na academia, quando o  objetivo  é trabalhar os músculos do peito. Existem     diversas variações para o exercício, incluindo o uso de bancos inclinados, declinados ou  retos , assim como o uso de diferentes tipos de pegada. Podendo ainda ser utilizados halteres ou barra na execução do movimento. Antes de tudo, vale ressaltar, que o supino não é um exercício exclusivo para o trabalho de peito. É um movimento que envolve diferentes cadeias cinéticas. Os músculos motores primários do movimento são, na ordem, o tríceps, o deltóide anterior e o peitoral. Na realidade, o recrutamento deles pode variar, em proporção, segundo a fase do movimento e o tipo de pegada. Músculos envolvidos no exercício - SUPINO   Peitoral maior Peitoral menor Deltóide anterior Tríceps Ativação muscular  durante o exercício de  supino Durante o   supino reto  (plano) , se observa uma maior  ativação  do peitoral maior (porção

Planilhas de Treinamento para 5 Km

Esforço leve: 50 a 60 % da FCM ( F requência C ardíaca M áxima ) Esforço moderado:   6 0 a 75 %   da FCM Esforço forte:   75  a 90  %   da FCM    INICIANTE   (Planilha Para Quem Deseja Começar a Correr) Treino 1 Treino 2 Treino 3 1ª semana Caminhada: 20 min. Aquecimento : 5 min. Caminhando    Alterne : 10 X (1 min. Corrida leve / 1 min. caminhada) Aquecimento : 5 min. Caminhando    Alterne : 10 X (1 min. Corrida leve / 1 min. caminhada) 2ª semana Caminhada: 30 min. Aquecimento : 5min. caminhando    Alterne : 10 X (1 min. Corrida leve / 1 min.. caminhada) Aquecimento : 5min. caminhando    Alterne : 10 X (1 min. Corrida leve / 1 min.. caminhada) 3ª semana Caminhada: 35 min. Aquecimento : 5 min. caminhando    Alterne : 12 x (2 min. Corrida leve / 1 min. caminha

Fatores que contribuem para um abdome perfeito.

1.   Fator Genético A genética   não é um fator limitante na sua capacidade para ter um abdome definido, mas   é um fator importante.    O abdominal como qualquer outro músculo pode apresentar diferentes formas.    Algumas pessoas têm os "gomos" simétricos,   já em outras eles são desalinhados, meio desencontrados, e isso não tem como mudar. O formato e a orientação do seu abdome já estão determinados no momento do nascimento. 2.     Fator Gordura Corpora l Próximo à genética, este é o fator mais importante de todos. Para que seus músculos sejam mais aparentes você deve, necessariamente, baixar o seu percentual de gordura corporal.  Você pode fazer todo o trabalho abdominal no mundo, e até mesmo o tipo e a quantidade certa, mas se você não reduzir a gordura corporal, você nunca terá um abdome definido . 3.  O Fator Nutrição Tenha em mente que v ocê não pode superar a má nutrição com o treinamento. É evidente que para fazer exercícios físicos seu corpo nece