O que é a celulite ?
Devido ao fato de as mulheres terem uma visão periférica mais apurada e estarem sempre mais atentas a detalhes, percebem e se incomodam com muito mais facilidade, quando o assunto é a celulite. Mas, o que é celulite?
Em nosso corpo existem células especializadas em acumular gordura – adipócito – que apresentam em seu interior pequenas “bolsas” chamadas vacúolos. Estes vacúolos são quem recebe o excesso de gordura provenientes da alimentação. Com a contínua deposição de gordura a célula vai aumentando gradativamente de tamanho.
O tecido de gordura que fica logo abaixo da pele é formado em grande parte pelos adipócitos. Entre os adipócitos estão as artérias, que trazem o sangue ricos em oxigênio e nutrientes, assim como as veias e vasos linfáticos, que se encarregam de transportar os produtos do metabolismo para corrente sanguínea para serem eliminados. Este é um processo que ocorre de forma contínua.
No tecido de gordura existem ainda fibras que separam grupos de adipócitos. Estas fibras nas mulheres são mais fina que nos homens, ligando-se ao tecido muscular de forma perpendicular.
O estrogênio, hormônio sexual feminino, provoca a retenção de líquido entre os adipócitos e as fibras, localizadas na porção mais profunda da derme. Esse acúmulo de líquido impede a oxigenação dos adipócitos, assim como, a eliminação de suas toxinas, alterando desta forma, seu metabolismo.
Mais inchados, estes vão se agrupando e formam nódulos. Os nódulos, por sua vez, se prendem às fibras, que se enrijecem e repuxam a pele em vários pontos,. Surgem assim, as depressões, que são os furinhos típicos da celulite. Quanto mais aumenta o acúmulo de gordura, mais aparente são as irregularidades da celulite, que pode se apresentar em 4 estágios << é só clicar.
Podemos combater e prevenir a celulite através de cuidados com a alimentação, uma boa hidratação e a prática regurar de exercícios físicos.