Pular para o conteúdo principal

A importância das fibras para quem quer emagecer



Quanto maior o consumo de fibras, menor o acúmulo de gordura abdominal.

Explicação: Uma vez que nosso corpo não consegue digerir as fibras provenientes da alimentação, elas permanecem mais tempo de trato intestinal. Como consequência, pessoas que consomem alimentos ricos em fibras tendem a se sentir mais saciadas. Ela também proporciona uma menor absorção das gorduras e calorias. Portanto, uma alimentação rica em fibras leva a um melhor controle da gordura corporal e, consequentemente, à redução do volume abdominal.


As fibras estão presentes somente nos alimentos de origem vegetal e podem se apresentar de dois tipos diferentes, sendo ambas são importantes para a saúde - as solúveis e as insolúveis.

As fibras solúveis depois de ingeridas se transformam em um gel, permanecendo mais tempo no estômago e dando uma maior sensação de saciedade. Esse gel atrai boa parte das moléculas de gordura e açúcar, que são então eliminadas pelas fezes. Essas fibras solúveis ajudam a reduzir o nível de colesterol e glicemia do sangue.


  • Fontes: leguminosas (feijão, lentilha, ervilha), sementes, farelos(aveia, cevada, arroz), frutas(maça, laranja, banana), hortaliças (cenoura batata).

As fibras insolúveis dão a textura firme de alguns alimentos, como o farelo de trigo e as hortaliças. Estas fibras retêm uma quantidade maior de água, produzindo fezes mais macias e com mais volume. Desta forma, ajudam o intestino a funcionar melhor.


  • Fontes: farelos de cereais, grãos integrais, nozes, amêndoas, amendoim, vários tipos de frutas (pêra, maçã com casca, etc.) e hortaliças (ervilha, cenoura, brócolis).

Mas cuidado! É aconselhável introduzir as fibras de forma bem gradual na dieta, para que o aparelho digestório tenha tempo para se adaptar. Caso o consumo de fibras for demasiadamente aumentado de um dia para outro, poderemos ter problemas sérios com gazes, cólicas, prisão de ventre e/ou diarréia.

Também é importante aumentar a ingestão de água! Como as fibras funcionam como verdadeiras “vassouras”, que empurram os resíduos pelo intestino, sem a água, as fibras se transformam em “lixas”. Na realidade é a água que vaia auxiliar as fibras a fluírem pelo tubo intestinal.


As fibras podem ajudar, mas não existe milagre! DIETA EQUILIBRADA É A CHAVE.





Prof. Gil - Academia FW
Saúde em alta performance
  


Postagens mais visitadas deste blog

Fatores que contribuem para um abdome perfeito.

1.   Fator Genético A genética   não é um fator limitante na sua capacidade para ter um abdome definido, mas   é um fator importante.    O abdominal como qualquer outro músculo pode apresentar diferentes formas.    Algumas pessoas têm os "gomos" simétricos,   já em outras eles são desalinhados, meio desencontrados, e isso não tem como mudar. O formato e a orientação do seu abdome já estão determinados no momento do nascimento. 2.     Fator Gordura Corpora l Próximo à genética, este é o fator mais importante de todos. Para que seus músculos sejam mais aparentes você deve, necessariamente, baixar o seu percentual de gordura corporal.  Você pode fazer todo o trabalho abdominal no mundo, e até mesmo o tipo e a quantidade certa, mas se você não reduzir a gordura corporal, você nunca terá um abdome definido . 3.  O Fator Nutrição Tenha em mente que v ocê não pode superar a má nutrição com o treinamento. É evidente que para fazer exercícios físicos seu corpo nece

SUPINO: saiba mais!

O  Supino  é um dos   exercícios mais populares na academia, quando o  objetivo  é trabalhar os músculos do peito. Existem     diversas variações para o exercício, incluindo o uso de bancos inclinados, declinados ou  retos , assim como o uso de diferentes tipos de pegada. Podendo ainda ser utilizados halteres ou barra na execução do movimento. Antes de tudo, vale ressaltar, que o supino não é um exercício exclusivo para o trabalho de peito. É um movimento que envolve diferentes cadeias cinéticas. Os músculos motores primários do movimento são, na ordem, o tríceps, o deltóide anterior e o peitoral. Na realidade, o recrutamento deles pode variar, em proporção, segundo a fase do movimento e o tipo de pegada. Músculos envolvidos no exercício - SUPINO   Peitoral maior Peitoral menor Deltóide anterior Tríceps Ativação muscular  durante o exercício de  supino Durante o   supino reto  (plano) , se observa uma maior  ativação  do peitoral maior (porção

Planilhas de Treinamento para 5 Km

Esforço leve: 50 a 60 % da FCM ( F requência C ardíaca M áxima ) Esforço moderado:   6 0 a 75 %   da FCM Esforço forte:   75  a 90  %   da FCM    INICIANTE   (Planilha Para Quem Deseja Começar a Correr) Treino 1 Treino 2 Treino 3 1ª semana Caminhada: 20 min. Aquecimento : 5 min. Caminhando    Alterne : 10 X (1 min. Corrida leve / 1 min. caminhada) Aquecimento : 5 min. Caminhando    Alterne : 10 X (1 min. Corrida leve / 1 min. caminhada) 2ª semana Caminhada: 30 min. Aquecimento : 5min. caminhando    Alterne : 10 X (1 min. Corrida leve / 1 min.. caminhada) Aquecimento : 5min. caminhando    Alterne : 10 X (1 min. Corrida leve / 1 min.. caminhada) 3ª semana Caminhada: 35 min. Aquecimento : 5 min. caminhando    Alterne : 12 x (2 min. Corrida leve / 1 min. caminha