Na realidade, quando falamos em emagrecer, não estamos falando em perder de peso, mas sim, gordura corporal.
Quando se prioriza o treinamento aeróbio, existe uma tendência de haver uma diminuição de peso mais pronunciada, devido a perda de massa muscular, que acaba ocorrendo juntamente com a perda de gordura. É bastante comum se escutar: “perdi gordura, mas fiquei flácida(o), agora preciso fazer musculação para enrijecer os músculos”.
Fique ligado, pois os músculos não ficaram mais flácidos, o que aconteceu é que parte do volume muscular foi perdido, devido ao fato de ter sido dado ênfase aos exercícios aeróbios, e boa parte da gordura ainda está no mesmo lugar.
O certo é que para emagrecer é necessário gastar mais energia, além de ingerir menos calorias.
O total de energia gasta durante o dia depende basicamente de três fatores:
- Taxa Metabólica Basal (TMB) – que é a quantidade de energia gasta com os processos fisiológicos básicos (respiração, batimentos do coração...). Ela corresponde com 60 a 75% do total de energia gasta por dia.
- Efeito Térmico dos Alimentos (ETA) – representa o aumento do metabolismo associado à digestão, absorção, transporte e armazenamento dos alimentos. Ele é responsável por cerca de 10% do total de energia que gastamos durante o dia.
- Gasto Energético nas Atividades – corresponde a toda energia gasta acima da taxa metabólica basal, para realizar tarefas do dia a dia (escovar os dentes, dirigir, fazer exercícios etc.). Ele representa 15 a 30% do total de energia gasta por dia.
Quando se faz dieta alimentar existe a tendência de haver um decréscimo de todos estes fatores, como um mecanismo de defesa do organismo, na intenção de conservar energia necessária para cumprir suas funções.
Atente para o fato de que os músculos influenciam diretamente nossa TMB, representando 25% do total da mesma. A gordura é metabolicamente menos ativa, por isso, uma maior quantidade de gordura tende a ser acompanhada de uma menor TMB.
A musculação, quando comparada aos exercícios aeróbios, apresenta um grande vantagem, pois possui um efeito metabólico de longo prazo, ou seja, mesmo após o término do exercício, o corpo continua ainda gastando energia por algumas horas. Está vantagem metabólica é extremamente favorável no processo de emagrecimento.
Portanto, fazer musculação é fundamental para quem deseja emagrecer e permanecer magro.