O termo anabolizante significa substância que faz anabolismo, isto é, promove crescimento . Nosso organismo produz testosterona (hormônio masculino), hormônio de crescimento (GH) e insulina, que são hormônios anabolizantes bastante potentes. A testosterona é o hormônio masculino, fabricado pelos testículos do homem, e em menor quantidade pelos ovários e glândulas supra-renais da mulher. No homem são produzidos 10mg/dia e na mulher de 0,25 a 1mg/dia. Ela tem basicamente duas funções : a primeira anabólica , que atua, principalmente, sobre o crescimento dos tecidos; a segunda androgênica , que é responsável pelo desenvolvimento das características sexuais masculinas (órgãos sexuais, produção de espermatozóides, pêlos, barba, voz etc.). A testosterona age também na distribuição da gordura corporal, provocando as diferenças entre a silhueta masculina e feminina. Como o homem produz 10 vezes mais que a mulher, isto pode explicar os maiores ganhos em massa muscular nos homens ...