A maioria dos refrigerantes apresenta em sua composição:
- Água (aproximadamente 88%);
- Açúcar (cerca de 10%);
- Outras substâncias, como cafeína, acidulantes, corantes, entre outros elementos.
O consumo abusivo de açúcar não só pode comprometer a sua dieta, como também causar doenças similares as do abuso do álcool, como hipertensão, diabetes e problemas cardíacos. O açúcar além de contribuir diretamente para a obesidade, afeta o metabolismo como um todo, podendo gerar desequilíbrio hormonal.
Na forma líquida, o açúcar do refrigerante é uma caloria que retarda a sensação de saciedade, o que leva a pessoa a comer mais, e engordar.
CUIDADO! O ácido fosfórico contido no refrigerante, usado para realçar e controlar o sabor do açúcar, aumenta a excreção de cálcio pela urina, levando a uma maior perda também de zinco e magnésio.
Além disso, o açúcar pode criar uma certa dependência de ordem psicológica, por produzir um aumento nos níveis de dopamina e serotonina, substâncias produzidas no cérebro e que estão associadas ao prazer e ao bem-estar.
Um copo de refrigerante contem em média 100 Kcal. Uma garrafinha de 600 ml representa 300 Kcal... lá se foi 1 hora de caminhada!
Um copo de refrigerante contem em média 100 Kcal. Uma garrafinha de 600 ml representa 300 Kcal... lá se foi 1 hora de caminhada!
Quer emagrecer? evite o uso de refrigerantes!
Prof. Gil - Academia FW