Varizes ou veias varicosas são
irregularidades que ocorrem nas veias, mais especificamente em suas válvulas, dificultando o retorno do sangue ao coração. Estas anomalias nas válvulas fazem com que o sangue volte no sentido contrário ao fluxo normal e se acumule nos
vasos, gerando assim veias dilatadas, alongadas e tortuosas.
Elas causam dor, cansaço, sensação de peso nas
pernas, e inchaço.
Além da predisposição genética, outros fatores podem desencadear o aparecimento das varizes, tais como: gravidez, tratamento de reposição hormonal, utilização de anticoncepcional, sedentarismo, obesidade e tabagismo. A pessoa que permanece períodos prolongados em posturas estáticas de pé ou sentada também está mais propensa a desenvolver esta doença.
Uma dúvida bastante comum diz respeito a possibilidade da musculação ser prejudicial ou ainda contribuir para o aparecimento das varizes. O que tem de verdade nisto?
A musculatura dos membros inferiores ("pernas") é de fundamental importância para que ocorra um retorno adequado do sangue para o coração. Vejamos...
...quando os músculos da perna se contraem, eles comprimem os vasos, funcionando como uma verdadeira bomba, empurrando o sangue de volta para o coração.
É correto pensar então que, quanto melhor for a condição destes músculos, tanto melhor será o retorno do sangue para o coração e mais protegidas estarão as veias. Neste sentido, músculos fortes e resistente só trarão benefícios.
Vário são os estudos que estabelecem não haver qualquer ligação entre o exercício físico e o aparecimento ou piora das varizes. Na realidade, a prática de exercícios físicos funciona como um estímulo para o surgimento de novos vasos sanguíneos (angiogênese).
VALE RESSALTAR que exercícios físicos devem ser sempre feitos com a supervisão de um profissional da área, para que o praticante consiga usufruir de todos os seus reais benefícios.