A manutenção e melhora da massa muscular é de vital importância para nossas vidas, por influenciar diretamente nossa independência funcional. Embora a diminuição da massa muscular aconteça naturalmente à medida que envelhecemos, o exercício físico bem planejado pode retardar este efeito, pois a inatividade física é uma das principais causas da perda de massa muscular.
O treinamento com peso, além de prevenir perdas, tem se mostrado muito eficaz em promover o aumento da força e da massa muscular. Aumentos nos padrão de recrutamento das unidades motoras além do habitual, mesmo com baixa frequência semanal, se mostram extremamente benéficos. Vários estudos relatam aumentos significativos na hipertrofia e na força muscular, mesmo em pessoas de idade avançada (acima de 90 anos) com algumas semanas de treinamento com pesos.
A falta de uma alimentação adequada também pode levar a uma significativa perda da massa muscular. Consumir quantidades insuficientes de proteínas pode levar a uma redução da massa muscular. A carência de carboidrato também pode influenciar negativamente, pois na sua falta o organismo pode mobilizar a própria proteína muscular para o fornecimento de energia durante o exercício.
Resumidamente, o aumento e a manutenção da massa muscular só são possíveis quando existe sinergia entre o treinamento, o descanso e uma alimentação adequada. Quando apenas um destes fatores não está adequado, sem dúvida, o processo de hipertrofia muscular será prejudicado.