Pular para o conteúdo principal

A importância do descanso para hipertrofia





Vale a pena destacar, que o treino de musculação não é o único fator que deve ser levado em consideração para se obter sucesso. Ele deve necessariamente estar sempre combinado com outros dois fatores, que são fundamentais:
  • Dieta
  • Descanso
Estes são os três fatores essenciais para conseguir ganhos de massa muscular de forma consistente. Todos eles são igualmente importantes, basta que um deles não esteja otimizado para que todo o seu treinamento funcione de forma ineficiente.

Quando você conseguir combinar um bom treino de musculação com uma excelente dieta e descanso suficiente, seguramente estará em direção ao sucesso.

Se não conseguir fornecer os nutrientes necessários para que o corpo construa sua massa muscular, independente do treino de musculação que você faz, os resultados não serão satisfatórios. Da mesma forma, se não descansar o tempo suficiente, para permitir a recuperação muscular, o treino de musculação estará bastante prejudicado.

Um dos principais problemas de quem quer aumentar a massa muscular, está justamente no focar-se muito no treino de musculação e negligenciar o descanso dos músculos.

Para o treino de hipertrofia e ganho muscular o corpo precisa de estar sempre se adaptando a novas exigências!
Para que ocorra o aumento de massa muscular, a carga de trabalho deve ser aumentada progressivamente, pois só assim as fibras musculares continuaram a crescer.

Entenda que seus músculos crescem durante o descanso e não durante o treino!
Durante o treino de musculação os músculos são “lesionados”, ou seja, sofrem micro-lesões. É a primeira etapa do crescimento muscular. A etapa seguinte, onde descansar e se alimentar bem é necessário, os músculos irão se recuperar, promovendo aumento dos tecidos musculares.
Se este tempo de descanso não for suficiente e alimentação não for adequada, você não conseguirá os melhores resultados.


A quantidade de descanso que cada pessoa necessita pode mudar de indivíduo para indivíduo, mas existem algumas recomendações gerais:

  • Para pessoas que já treinam a mais tempo, cada grupo muscular deve ser treinados, no máximo, duas vezes por semana.
  • Para os iniciantes  treinar três vezes por semana, todo o corpo já é o suficiente.
  • Não é preciso treinar mais do que uma hora seguida. Para ganhar massa muscular, o ideal é que sejam feitos treinos curtos e intensos.
  • Não existe necessidade de se treinar mais do que cinco vezes por semana.
  • Depois de fazer um ciclo de treinos de 12 semanas, treine 1 ou 2 semanas com cargas bem leves, para dar um descanso para seus músculos.

Treinar muito e descansar pouco é a receita perfeita para o fracasso.
  




Prof. Gil - Academia FW
Saúde em alta performance
   


Postagens mais visitadas deste blog

Fatores que contribuem para um abdome perfeito.

1.   Fator Genético A genética   não é um fator limitante na sua capacidade para ter um abdome definido, mas   é um fator importante.    O abdominal como qualquer outro músculo pode apresentar diferentes formas.    Algumas pessoas têm os "gomos" simétricos,   já em outras eles são desalinhados, meio desencontrados, e isso não tem como mudar. O formato e a orientação do seu abdome já estão determinados no momento do nascimento. 2.     Fator Gordura Corpora l Próximo à genética, este é o fator mais importante de todos. Para que seus músculos sejam mais aparentes você deve, necessariamente, baixar o seu percentual de gordura corporal.  Você pode fazer todo o trabalho abdominal no mundo, e até mesmo o tipo e a quantidade certa, mas se você não reduzir a gordura corporal, você nunca terá um abdome definido . 3.  O Fator Nutrição Tenha em mente que v ocê não pode superar a má nutrição com o treinamento. É evidente que para fazer exercícios físicos seu corpo nece

SUPINO: saiba mais!

O  Supino  é um dos   exercícios mais populares na academia, quando o  objetivo  é trabalhar os músculos do peito. Existem     diversas variações para o exercício, incluindo o uso de bancos inclinados, declinados ou  retos , assim como o uso de diferentes tipos de pegada. Podendo ainda ser utilizados halteres ou barra na execução do movimento. Antes de tudo, vale ressaltar, que o supino não é um exercício exclusivo para o trabalho de peito. É um movimento que envolve diferentes cadeias cinéticas. Os músculos motores primários do movimento são, na ordem, o tríceps, o deltóide anterior e o peitoral. Na realidade, o recrutamento deles pode variar, em proporção, segundo a fase do movimento e o tipo de pegada. Músculos envolvidos no exercício - SUPINO   Peitoral maior Peitoral menor Deltóide anterior Tríceps Ativação muscular  durante o exercício de  supino Durante o   supino reto  (plano) , se observa uma maior  ativação  do peitoral maior (porção

Planilhas de Treinamento para 5 Km

Esforço leve: 50 a 60 % da FCM ( F requência C ardíaca M áxima ) Esforço moderado:   6 0 a 75 %   da FCM Esforço forte:   75  a 90  %   da FCM    INICIANTE   (Planilha Para Quem Deseja Começar a Correr) Treino 1 Treino 2 Treino 3 1ª semana Caminhada: 20 min. Aquecimento : 5 min. Caminhando    Alterne : 10 X (1 min. Corrida leve / 1 min. caminhada) Aquecimento : 5 min. Caminhando    Alterne : 10 X (1 min. Corrida leve / 1 min. caminhada) 2ª semana Caminhada: 30 min. Aquecimento : 5min. caminhando    Alterne : 10 X (1 min. Corrida leve / 1 min.. caminhada) Aquecimento : 5min. caminhando    Alterne : 10 X (1 min. Corrida leve / 1 min.. caminhada) 3ª semana Caminhada: 35 min. Aquecimento : 5 min. caminhando    Alterne : 12 x (2 min. Corrida leve / 1 min. caminha