As nossas sensações de frio ou calor têm um componente objetivo, ligado à regulação da temperatura corporal, e outro subjetivo, relacionado à pessoa em si e seus padrões de percepção, todos dois relacionados a temperatura do ambiente.
A temperatura corporal é controlada pelo balanço entre a produção e a perda de calor. A maior parte do calor produzido origina-se nos órgãos mais profundos (coração, fígado, cérebro), bem como os músculos esqueléticos. O calor produzido em excesso é transferido para pele, onde é perdido para o meio ambiente.
A gordura subcutânea funciona como um isolante térmico, visto que conduz apenas um terço do calor conduzido por outros tecidos.
Existem termorreceptores específicos para o frio (células nervosas que têm o ritmo de atividade aumentado quando a temperatura decresce), que enviam informações ao sistema nervoso central.
Quando nosso corpo está excessivamente frio, o sistema de controle térmico se utiliza de mecanismos para controlar a temperatura. Entre os mecanismos mais comuns estão a vasoconstrição, a piloereção (pêlos eriçados) e os calafrios. Por este motivo é que ficamos arrepiados e tremendo quando estamos com frio.
Além destes mecanismos subconscientes, nosso corpo pode ainda controlar a temperatura corporal através do controle comportamental. Toda vez que o corpo fica excessivamente frio, alguns receptores corporais desencadeiam a sensação de desconforto do frio. Como consequência, tendemos a fazer adaptações ambientais apropriadas para restabelecer a sensação de conforto, como por exemplo: procurar um ambiente aquecido, usar roupas mais quentes...
A sensação de conforto térmico pode variar de pessoa para pessoa, pois depende da conjugação e da influência de vários factores, tais como: tipo de atividade, vestuário, aclimatação, metabolismo (produção de calor).
A quantia total de calor metabólico produzido depende do ambiente externo e também da dieta, tamanho corporal, idade e nível de atividade física.
São vários os mecanismos que podem estar relacionados com a sensação e a percepção do frio, influenciando de maneira diversa, diferentes pessoas.
A sensação é a detectação do frio de modo imediato, que é feita por sensores ou receptores.
Se levarmos em consideração, que a percepção é o reconhecimento da sensação por órgãos (hipotálamo) capazes de interpretar aquilo que é sentido ou captado, e que o psicológico diz respeito aos processos mentais (cerebrais), podemos dizer então que, em parte, o frio é psicológico.
Prof. Gil - Academia FW