Pular para o conteúdo principal

Batata-doce: o carboidrato para quem "malha" e para quem quer emagrecer


A batata-doce é um dos alimentos, fonte de carboidratos, prediletos dos praticantes de musculação, especialmente, dos fisiculturistas. Ela é considerada o alimento dos atletas e embora seja difícil acreditar, ela pode ser uma boa aliada para quem quer emagrecer.


A batata-doce é um alimento energético, que contém em média 85% de carboidratos, aliado ao suprimento de vitaminas (principalmente as do grupo A e B), além de alguns sais minerais, como cálcio, ferro, potássio, fósforo . Ela fornece em média para cada 100 gramas:

  • 116 calorias;
  • 1,16 gramas de proteínas;
  • 30,10 gramas de carboidratos;
  • 0,32 gramas de lipídios.

Graças à geração equilibrada de energia proporcionada por esta raiz, a batata- doce é considerada o alimento dos atletas. Isso acontece pelo fato de que ela possui um baixo Índice Glicêmico (índice que reflete o impacto dos carboidratos nos níveis sanguíneos de glicose).

Índice glicêmico:
  • batata-doce - 44
  • arroz - 64
  • pão branco - 71
Devido ao seu baixo índice glicêmico, o corpo não secreta doses exageradas de insulina, o hormônio responsável pela rápida remoção da glicose e por seu acúmulo no interior das células. Em outras palavras, a pessoa tem mais energia a sua disposição para se exercitar, podendo manter assim o exercício por um tempo mais prolongado.

Um índice glicêmico baixo significa que o alimento, no caso a batata-doce, é digerido de forma mais lenta, proporcionando uma maior saciedade, o que pode contribuir no combate à obesidade. Como a glicose é liberada de forma gradual, isto evita que ocorra um armazenamento muito rápido no corpo, fazendo com que a glicose (carboidrato) não seja acumulado sob a forma de gordura.

Resumindo: a batata-doce é um ótimo alimento para quem pratica musculação. Ideal para ser utilizada como fonte de energia para os treinos. Isto porque contém carboidratos complexos de baixo índice glicêmico, que são digeridos lentamente pelo organismo, evitando “picos” de insulina no sangue, o que é ideal também para quem quer emagrecer. 


Cabe ressaltar que a inclusão da batata doce na dieta do praticante de exercícios físicos e também para quem está em busca de enxugar o corpo, deve se dar em quantidades apropriadas, assim como de qualquer outro alimento. A dieta deve possuir o adequado equilíbrio, pois de nada adianta utilizarmos uma ótima fonte de carboidratos, se os demais nutrientes da dieta não estiverem presentes com a mesma harmonia.





Prof. Gil - Academia FW
Saúde em alta performance
   

Postagens mais visitadas deste blog

SUPINO: saiba mais!

O  Supino  é um dos   exercícios mais populares na academia, quando o  objetivo  é trabalhar os músculos do peito. Existem     diversas variações para o exercício, incluindo o uso de bancos inclinados, declinados ou  retos , assim como o uso de diferentes tipos de pegada. Podendo ainda ser utilizados halteres ou barra na execução do movimento. Antes de tudo, vale ressaltar, que o supino não é um exercício exclusivo para o trabalho de peito. É um movimento que envolve diferentes cadeias cinéticas. Os músculos motores primários do movimento são, na ordem, o tríceps, o deltóide anterior e o peitoral. Na realidade, o recrutamento deles pode variar, em proporção, segundo a fase do movimento e o tipo de pegada. Músculos envolvidos no exercício - SUPINO   Peitoral maior Peitoral menor Deltóide anterior Tríceps Ativação muscular  durante o exercício de  supino Durante o   supino reto  (plano) , se observa uma maior  ativação  do peitoral maior (porção

Planilhas de Treinamento para 5 Km

Esforço leve: 50 a 60 % da FCM ( F requência C ardíaca M áxima ) Esforço moderado:   6 0 a 75 %   da FCM Esforço forte:   75  a 90  %   da FCM    INICIANTE   (Planilha Para Quem Deseja Começar a Correr) Treino 1 Treino 2 Treino 3 1ª semana Caminhada: 20 min. Aquecimento : 5 min. Caminhando    Alterne : 10 X (1 min. Corrida leve / 1 min. caminhada) Aquecimento : 5 min. Caminhando    Alterne : 10 X (1 min. Corrida leve / 1 min. caminhada) 2ª semana Caminhada: 30 min. Aquecimento : 5min. caminhando    Alterne : 10 X (1 min. Corrida leve / 1 min.. caminhada) Aquecimento : 5min. caminhando    Alterne : 10 X (1 min. Corrida leve / 1 min.. caminhada) 3ª semana Caminhada: 35 min. Aquecimento : 5 min. caminhando    Alterne : 12 x (2 min. Corrida leve / 1 min. caminha

Fatores que contribuem para um abdome perfeito.

1.   Fator Genético A genética   não é um fator limitante na sua capacidade para ter um abdome definido, mas   é um fator importante.    O abdominal como qualquer outro músculo pode apresentar diferentes formas.    Algumas pessoas têm os "gomos" simétricos,   já em outras eles são desalinhados, meio desencontrados, e isso não tem como mudar. O formato e a orientação do seu abdome já estão determinados no momento do nascimento. 2.     Fator Gordura Corpora l Próximo à genética, este é o fator mais importante de todos. Para que seus músculos sejam mais aparentes você deve, necessariamente, baixar o seu percentual de gordura corporal.  Você pode fazer todo o trabalho abdominal no mundo, e até mesmo o tipo e a quantidade certa, mas se você não reduzir a gordura corporal, você nunca terá um abdome definido . 3.  O Fator Nutrição Tenha em mente que v ocê não pode superar a má nutrição com o treinamento. É evidente que para fazer exercícios físicos seu corpo nece