Batata-doce: o carboidrato para quem "malha" e para quem quer emagrecer


A batata-doce é um dos alimentos, fonte de carboidratos, prediletos dos praticantes de musculação, especialmente, dos fisiculturistas. Ela é considerada o alimento dos atletas e embora seja difícil acreditar, ela pode ser uma boa aliada para quem quer emagrecer.


A batata-doce é um alimento energético, que contém em média 85% de carboidratos, aliado ao suprimento de vitaminas (principalmente as do grupo A e B), além de alguns sais minerais, como cálcio, ferro, potássio, fósforo . Ela fornece em média para cada 100 gramas:

  • 116 calorias;
  • 1,16 gramas de proteínas;
  • 30,10 gramas de carboidratos;
  • 0,32 gramas de lipídios.

Graças à geração equilibrada de energia proporcionada por esta raiz, a batata- doce é considerada o alimento dos atletas. Isso acontece pelo fato de que ela possui um baixo Índice Glicêmico (índice que reflete o impacto dos carboidratos nos níveis sanguíneos de glicose).

Índice glicêmico:
  • batata-doce - 44
  • arroz - 64
  • pão branco - 71
Devido ao seu baixo índice glicêmico, o corpo não secreta doses exageradas de insulina, o hormônio responsável pela rápida remoção da glicose e por seu acúmulo no interior das células. Em outras palavras, a pessoa tem mais energia a sua disposição para se exercitar, podendo manter assim o exercício por um tempo mais prolongado.

Um índice glicêmico baixo significa que o alimento, no caso a batata-doce, é digerido de forma mais lenta, proporcionando uma maior saciedade, o que pode contribuir no combate à obesidade. Como a glicose é liberada de forma gradual, isto evita que ocorra um armazenamento muito rápido no corpo, fazendo com que a glicose (carboidrato) não seja acumulado sob a forma de gordura.

Resumindo: a batata-doce é um ótimo alimento para quem pratica musculação. Ideal para ser utilizada como fonte de energia para os treinos. Isto porque contém carboidratos complexos de baixo índice glicêmico, que são digeridos lentamente pelo organismo, evitando “picos” de insulina no sangue, o que é ideal também para quem quer emagrecer. 


Cabe ressaltar que a inclusão da batata doce na dieta do praticante de exercícios físicos e também para quem está em busca de enxugar o corpo, deve se dar em quantidades apropriadas, assim como de qualquer outro alimento. A dieta deve possuir o adequado equilíbrio, pois de nada adianta utilizarmos uma ótima fonte de carboidratos, se os demais nutrientes da dieta não estiverem presentes com a mesma harmonia.





Prof. Gil - Academia FW
Saúde em alta performance