Pular para o conteúdo principal

Qual é a diferença entre anabolizante e suplemento

Mesmo com todo o acesso a informação, que existe nos dias de hoje, há ainda quem não saiba exatamente qual a diferença, e confunde anabolizante com suplemento alimentar.

ANABOLIZANTES

Anabolizantes são substâncias que estimulam o anabolismo, um processo metabólico que leva a síntese (construção) e de novas moléculas, a partir de moléculas precursoras menores e mais simples. Exemplo: a construção de tecido muscular a partir de aminoácidos.

Várias substâncias podem promover o anabolismo, sem que, necessariamente, sejam drogas. A insulina é um exemplo. Ela é produzida pelo pâncreas, em resposta a ingestão de carboidratos, e é o hormônio mais anabolizante de nosso corpo.

Não devemos confundir anabolizantes com esteróides anabolizantes. Os esteróides anabolizantes são substâncias sintéticas (drogas) que mimetizam o efeito da testosterona. Além de produzir o efeito anabólico, como a construção muscular, têm potente efeito androgênico, ou seja, promovem o desenvolvimento de características sexuais masculinas no corpo - pelos, barba, voz grossa...

São usados como medicamentos para tratamento de pacientes que não produzem quantidades suficientes de Testosterona. Os principais medicamentos esteróides anabolizantes utilizados no Brasil são: Durasteton® , Deca-Durabolin® , Androxon®.

Efeitos do uso de anabolizantes (ESTERÓIDES)

  • Homens e adolescentes: redução da produção de esperma, impotência, dificuldade ou dor em urinar, calvície e crescimento irreversível das mamas (ginecomastia).
  • Mulheres e adolescentes: aparecimento de sinais masculinos como engrossamento da voz, crescimento excessivo de pelos no corpo, perda de cabelo, diminuição dos seios, pelos faciais (barba).
  • Em pré-adolescentes e adolescentes de ambos os sexos: finaliza, prematuramente, o crescimento deixando-os com estatura baixa para o resto de suas vidas.
  • Em homens e mulheres de qualquer idade: aparecimento de tumores (câncer) no fígado, perturbação da coagulação do sangue, alteração no colesterol, hipertensão, ataque cardíaco, acne, oleosidade do cabelo e aumento de agressividade.

SUPLEMENTOS ALIMENTARES



O FDA, órgão do governo norte-americano, define suplementos alimentares como: vitaminas, minerais, ervas e outros compostos botânicos; aminoácidos e qualquer substância dietética utilizada pelo homem para complementar ou suplementar as suas necessidades nutricionais.


O Ministério da Saúde (MS) definiu, em 1998, que os suplementos são alimentos que servem para complementar a dieta diária de uma pessoa saudável, nos casos em que a ingestão desses nutrientes, a partir da alimentação, seja insuficiente.


Esse tipo de produto deve suprir carências específicas na dieta, embora muitas pessoas façam uso deles mesmo sem necessidade. 

Estudos mostram que boa parte dos suplementos alimentares, mais usados, não apresenta qualquer benefício e podem trazer efeitos colaterais desagradáveis.


CONCLUSÃO

A falta de informação adequada e a propaganda ostensiva em sites que vendem esses produtos dão a impressão de que os resultados são milagrosos. A alternativa mais segura para se conseguir um corpo mais saudável ou atraente passa pelo exercício físico regular e bons hábitos alimentares.





Prof. Gil - Academia FW
Saúde em alta performance

Postagens mais visitadas deste blog

SUPINO: saiba mais!

O  Supino  é um dos   exercícios mais populares na academia, quando o  objetivo  é trabalhar os músculos do peito. Existem     diversas variações para o exercício, incluindo o uso de bancos inclinados, declinados ou  retos , assim como o uso de diferentes tipos de pegada. Podendo ainda ser utilizados halteres ou barra na execução do movimento. Antes de tudo, vale ressaltar, que o supino não é um exercício exclusivo para o trabalho de peito. É um movimento que envolve diferentes cadeias cinéticas. Os músculos motores primários do movimento são, na ordem, o tríceps, o deltóide anterior e o peitoral. Na realidade, o recrutamento deles pode variar, em proporção, segundo a fase do movimento e o tipo de pegada. Músculos envolvidos no exercício - SUPINO   Peitoral maior Peitoral menor Deltóide anterior Tríceps Ativação muscular  durante o exercício de  supino Durante o   supino reto  (plano) , se observa uma maior  ativação  do peitoral maior (porção

Planilhas de Treinamento para 5 Km

Esforço leve: 50 a 60 % da FCM ( F requência C ardíaca M áxima ) Esforço moderado:   6 0 a 75 %   da FCM Esforço forte:   75  a 90  %   da FCM    INICIANTE   (Planilha Para Quem Deseja Começar a Correr) Treino 1 Treino 2 Treino 3 1ª semana Caminhada: 20 min. Aquecimento : 5 min. Caminhando    Alterne : 10 X (1 min. Corrida leve / 1 min. caminhada) Aquecimento : 5 min. Caminhando    Alterne : 10 X (1 min. Corrida leve / 1 min. caminhada) 2ª semana Caminhada: 30 min. Aquecimento : 5min. caminhando    Alterne : 10 X (1 min. Corrida leve / 1 min.. caminhada) Aquecimento : 5min. caminhando    Alterne : 10 X (1 min. Corrida leve / 1 min.. caminhada) 3ª semana Caminhada: 35 min. Aquecimento : 5 min. caminhando    Alterne : 12 x (2 min. Corrida leve / 1 min. caminha

Fatores que contribuem para um abdome perfeito.

1.   Fator Genético A genética   não é um fator limitante na sua capacidade para ter um abdome definido, mas   é um fator importante.    O abdominal como qualquer outro músculo pode apresentar diferentes formas.    Algumas pessoas têm os "gomos" simétricos,   já em outras eles são desalinhados, meio desencontrados, e isso não tem como mudar. O formato e a orientação do seu abdome já estão determinados no momento do nascimento. 2.     Fator Gordura Corpora l Próximo à genética, este é o fator mais importante de todos. Para que seus músculos sejam mais aparentes você deve, necessariamente, baixar o seu percentual de gordura corporal.  Você pode fazer todo o trabalho abdominal no mundo, e até mesmo o tipo e a quantidade certa, mas se você não reduzir a gordura corporal, você nunca terá um abdome definido . 3.  O Fator Nutrição Tenha em mente que v ocê não pode superar a má nutrição com o treinamento. É evidente que para fazer exercícios físicos seu corpo nece