Pular para o conteúdo principal

Comer chocolate faz bem para saúde














O chocolate é um alimento que pode trazer diversos benefícios à saúde, desde que  seja consumido com moderação.

O chocolate tem como sua matéria-prima, o cacau. No cacau o alcalóide de maior concentração é a teobromina. Esta palavra vem do grego e significa “alimento dos deuses”. A teobromina funciona como um vasodilatador e diurético, sendo assim, útil no combate à hipertensão arterial e na prevenção de doenças isquêmicas decorrentes da elevação da pressão arterial.

O cacau contém outras substâncias, como os poilifenois e os flavonóides. Os flavonóides são antioxidantes que combatem os radicais livres, protegendo o organismo contra a oxidação dos tecidos do corpo, e que também têm a propriedade de diminuir a pressão arterial. Só para se ter uma idéia o chocolate tem quase duas vezes mais flavonóide que o vinho, e três vezes mais que o chá verde.

Mas quem pensou em sair correndo para comprar um chocolate, lembre-se de que para obter benefícios com seu consumo, o chocolate deve ser do tipo amargo ou meio-amargo e deve ser consumido em pequena quantidade (25g por dia).
   
O chocolate tem  a capacidade de liberar endorfinas, substâncias que provocam bem estar e facilitam o sono. Uma das grandes razões que fazem o chocolate ser tão consumido, é que ele, entre outras coisas, aumenta a produção de serotonina, uma substância do cérebro ligada à sensação de prazer, que ajuda no combate da depressão e da ansiedade.

O chocolate é considerado afrodisíaco, pois enquanto a serotonina tiver um efeito aprazível, em concentrações altas pode ser convertida à melatonina que em quantias grandes aumenta o apetite sexual.

chocolate amargo, tem um gosto peculiar justamente por ter na sua composição uma maior concentração de cacau (70 a 80%), nutriente responsável pela promoção de uma série de benefícios para a nossa saúde.

Quanto mais amargo for o chocolate, maior teor de cacau ele terá e mais rico em substâncias antioxidantes ele será. O chocolate branco, é feito basicamente de manteiga de cacau, leite e açúcar, e, por isso, não possui as substâncias antioxidantes. 

O principal problema do chocolate é o exagero. Rico em açúcar e gordura, ele pode causar obesidade, elevar a taxa de glicemia no sangue e levar a problemas gastrointestinais, como irritações no estômago e intestino.

Portanto o negócio é “MODERAÇÃO”.


Prof. Gil - Academia FW
Saúde em alta performance

Postagens mais visitadas deste blog

Fatores que contribuem para um abdome perfeito.

1.   Fator Genético A genética   não é um fator limitante na sua capacidade para ter um abdome definido, mas   é um fator importante.    O abdominal como qualquer outro músculo pode apresentar diferentes formas.    Algumas pessoas têm os "gomos" simétricos,   já em outras eles são desalinhados, meio desencontrados, e isso não tem como mudar. O formato e a orientação do seu abdome já estão determinados no momento do nascimento. 2.     Fator Gordura Corpora l Próximo à genética, este é o fator mais importante de todos. Para que seus músculos sejam mais aparentes você deve, necessariamente, baixar o seu percentual de gordura corporal.  Você pode fazer todo o trabalho abdominal no mundo, e até mesmo o tipo e a quantidade certa, mas se você não reduzir a gordura corporal, você nunca terá um abdome definido . 3.  O Fator Nutrição Tenha em mente que v ocê não pode superar a má nutrição com o treinamento. É evidente que para fazer exercícios físicos seu corpo nece

SUPINO: saiba mais!

O  Supino  é um dos   exercícios mais populares na academia, quando o  objetivo  é trabalhar os músculos do peito. Existem     diversas variações para o exercício, incluindo o uso de bancos inclinados, declinados ou  retos , assim como o uso de diferentes tipos de pegada. Podendo ainda ser utilizados halteres ou barra na execução do movimento. Antes de tudo, vale ressaltar, que o supino não é um exercício exclusivo para o trabalho de peito. É um movimento que envolve diferentes cadeias cinéticas. Os músculos motores primários do movimento são, na ordem, o tríceps, o deltóide anterior e o peitoral. Na realidade, o recrutamento deles pode variar, em proporção, segundo a fase do movimento e o tipo de pegada. Músculos envolvidos no exercício - SUPINO   Peitoral maior Peitoral menor Deltóide anterior Tríceps Ativação muscular  durante o exercício de  supino Durante o   supino reto  (plano) , se observa uma maior  ativação  do peitoral maior (porção

Planilhas de Treinamento para 5 Km

Esforço leve: 50 a 60 % da FCM ( F requência C ardíaca M áxima ) Esforço moderado:   6 0 a 75 %   da FCM Esforço forte:   75  a 90  %   da FCM    INICIANTE   (Planilha Para Quem Deseja Começar a Correr) Treino 1 Treino 2 Treino 3 1ª semana Caminhada: 20 min. Aquecimento : 5 min. Caminhando    Alterne : 10 X (1 min. Corrida leve / 1 min. caminhada) Aquecimento : 5 min. Caminhando    Alterne : 10 X (1 min. Corrida leve / 1 min. caminhada) 2ª semana Caminhada: 30 min. Aquecimento : 5min. caminhando    Alterne : 10 X (1 min. Corrida leve / 1 min.. caminhada) Aquecimento : 5min. caminhando    Alterne : 10 X (1 min. Corrida leve / 1 min.. caminhada) 3ª semana Caminhada: 35 min. Aquecimento : 5 min. caminhando    Alterne : 12 x (2 min. Corrida leve / 1 min. caminha