A linhaça é considerada como um alimento funcional, pois contém, além de seus nutrientes básicos (carboidratos, proteínas, gorduras e fibras), elementos que podem diminuir o risco de algumas doenças, proporcionando o aumento da defesa e reduzindo do ritmo de envelhecimento celular do organismo.
Em sua composição, a semente de linhaça é rica em proteínas, fibras alimentares, vitamina E e ácidos graxos poliinsaturados (Ômega 3 e Ômega 6).
Este alimento também é uma das principais fontes de lignana, substância responsável por amenizar os sintomas da TPM e da menopausa, pois mimetiza as funções do estrogênio.
A semente pode ser usada como uma forte aliada na luta contra a balança, pois tem o poder de diminuir o apetite e estimular o intestino a funcionar melhor. Além disso, ela é rica também em ômega 3, ômega 6 e gorduras monoinsaturadas, que, em conjunto, ajudam a diminuir o LDL (mau colesterol) e a manter a saúde do coração em dia.
A linhaça pode ser utilizada por pessoas de todas as idades (crianças, adolescentes e anciãos), inclusive mulheres grávidas.
Como usar?
O ideal é comer o farelo de linhaça: basta bater a linhaça no liquidificador e adicioná-lo nas saladas, no arroz, no feijão, nas sopas, nas frutas, iogurtes, ou no alimento que você achar melhor. A medida ideal para ser consumida durante o dia são duas colheres de sopa. Após bater esta quantidade no liquidificador, reserve para ser utilizada durante o dia.