Como as pessoas, em sua grande maioria, estão sempre preocupadas com o excesso de gordura, surge uma dúvida que é bastante comum dentro das academias: o que gasta mais calorias, fazer esteira ou bicicleta?
A quantidade de calorias gasta depende, entre outras coisas, do tamanho corporal, sexo (para que ninguém pense em bobagem, estou falando de gênero), nível de condicionamento físico, idade, e, principalmente, da intensidade do exercício físico. Por exemplo: se você correr na esteira durante 30 minutos, seguramente irá gastar mais calorias, do que caminhar durante os mesmos 30 minutos.
A intensidade pode ser modificada alterando-se, no caso da bicicleta, a velocidade e a carga (peso). No caso da esteira, também a velocidade, e em algumas, a inclinação da plataforma.
A maneira mais simples e prática de controlar a intensidade do exercício é através da frequência cardíaca (FC).
Frequência cardíaca representa a quantidade de vezes que nosso coração bate por minuto. Ela é verificada através da pulsação arterial, que corresponde às variações de pressão sanguínea na artéria durante os batimentos cardíacos.
É recomendável que uma pessoa com baixa aptidão física realize os exercícios aeróbicos aplicando uma carga de trabalho, que seja suficiente para estimular a FC para valores entre 55 e 75% de sua frequência cardíaca máxima (FCM). Para indivíduos com nível de capacidade física superior, sugere-se uma FC entre 65 e 85% da FCM.
Voltando a nossa pergunta inicial, o que vai definir qual dos dois aparelhos queima mais calorias, será a intensidade que você conseguir imprimir ao exercício, independente se for na bicicleta ou esteira. Nunca esquecendo, que a intensidade está intimamente ligada a frequência cardíaca.