Pular para o conteúdo principal

Como ter um corpo mais definido

Quando o assunto é definição muscular, é muito comum o uso de termos como tonificado, rasgado, trincado...

Vamos definir melhor! 

A palavra Muscular é relativa a músculo, óbvio. Definido significa determinado; fixo; marcado; claro; preciso. Bem, podemos dizer então que definição muscular quer dizer músculos marcados ou mais aparentes.

Também é bastante normal escutar ou ler coisas do tipo: para definir devemos fazer a musculação com pouco peso e maior número de repetições. POR FAVOR, esqueçam isso!

Na realidade a definição muscular se apresenta como resultado de dois fatores: volume muscular e baixo percentual de gordura corporal

Grande parte da gordura extra é armazenada na camada mais profunda da pele chamada de hipoderme.


Os principais componentes da hipoderme são os adipócitos, células especializadas na síntese e acúmulo de gorduras. Estes adipócitos constituem a principal reserva de energia do organismo.



Esta camada fica entre os músculos e as camadas mais superficiais da pele (epiderme e derme). A quantidade de gordura armazenada neste local tem uma relação direta com a definição muscular pois, quanto maior for o acréscimo de gordura na região, menos aparentes serão os músculos.    


De nada adianta ter um grande volume de massa muscular, acompanhado de um alto percentual  de gordura, ou, um percentual de gordura reduzido, se o volume muscular for muito baixo, se o que você busca é uma maior definição muscular.

O que fazer então? É simples! Não tem segredo: continue treinando voltado para o aumento de massa muscular (hipertrofia) e vá progressivamente reduzindo o percentual de gordura corporal através de reajustes na dieta alimentar e rotina de treino aeróbio. 


Atente para o fato de que se a dieta for muito restritiva, você perderá gordura mais rápido, mas correrá o risco de perder músculos também. Como em tudo na vida, o ideal é ter bom senso. 


Prof. Gil - Academia FW

Postagens mais visitadas deste blog

Fatores que contribuem para um abdome perfeito.

1.   Fator Genético A genética   não é um fator limitante na sua capacidade para ter um abdome definido, mas   é um fator importante.    O abdominal como qualquer outro músculo pode apresentar diferentes formas.    Algumas pessoas têm os "gomos" simétricos,   já em outras eles são desalinhados, meio desencontrados, e isso não tem como mudar. O formato e a orientação do seu abdome já estão determinados no momento do nascimento. 2.     Fator Gordura Corpora l Próximo à genética, este é o fator mais importante de todos. Para que seus músculos sejam mais aparentes você deve, necessariamente, baixar o seu percentual de gordura corporal.  Você pode fazer todo o trabalho abdominal no mundo, e até mesmo o tipo e a quantidade certa, mas se você não reduzir a gordura corporal, você nunca terá um abdome definido . 3.  O Fator Nutrição Tenha em mente que v ocê não pode superar a má nutrição com o treinamento. É evidente que para fazer exercícios físicos seu corpo nece

SUPINO: saiba mais!

O  Supino  é um dos   exercícios mais populares na academia, quando o  objetivo  é trabalhar os músculos do peito. Existem     diversas variações para o exercício, incluindo o uso de bancos inclinados, declinados ou  retos , assim como o uso de diferentes tipos de pegada. Podendo ainda ser utilizados halteres ou barra na execução do movimento. Antes de tudo, vale ressaltar, que o supino não é um exercício exclusivo para o trabalho de peito. É um movimento que envolve diferentes cadeias cinéticas. Os músculos motores primários do movimento são, na ordem, o tríceps, o deltóide anterior e o peitoral. Na realidade, o recrutamento deles pode variar, em proporção, segundo a fase do movimento e o tipo de pegada. Músculos envolvidos no exercício - SUPINO   Peitoral maior Peitoral menor Deltóide anterior Tríceps Ativação muscular  durante o exercício de  supino Durante o   supino reto  (plano) , se observa uma maior  ativação  do peitoral maior (porção

Planilhas de Treinamento para 5 Km

Esforço leve: 50 a 60 % da FCM ( F requência C ardíaca M áxima ) Esforço moderado:   6 0 a 75 %   da FCM Esforço forte:   75  a 90  %   da FCM    INICIANTE   (Planilha Para Quem Deseja Começar a Correr) Treino 1 Treino 2 Treino 3 1ª semana Caminhada: 20 min. Aquecimento : 5 min. Caminhando    Alterne : 10 X (1 min. Corrida leve / 1 min. caminhada) Aquecimento : 5 min. Caminhando    Alterne : 10 X (1 min. Corrida leve / 1 min. caminhada) 2ª semana Caminhada: 30 min. Aquecimento : 5min. caminhando    Alterne : 10 X (1 min. Corrida leve / 1 min.. caminhada) Aquecimento : 5min. caminhando    Alterne : 10 X (1 min. Corrida leve / 1 min.. caminhada) 3ª semana Caminhada: 35 min. Aquecimento : 5 min. caminhando    Alterne : 12 x (2 min. Corrida leve / 1 min. caminha