Cerca de 75% da superfície terrestre são recobertas por água. Trata-se de quase 1,5 bilhões de km3 de água em todo o planeta. No entanto, menos de 3% deste volume é de água doce, cuja maior parte está concentrada em geleiras (geleiras polares e neves das montanhas), restando uma pequena percentagem de águas superficiais para o consumo humano.
A água forma a maior parte do volume de uma célula. No ser humano, ela representa cerca de 70% de seu peso. Existe a tendência do percentual de água no organismo humano diminuir com a idade. Veja:
A água está envolvida em praticamente todos os processos metabólicos de nosso corpo. Transporta nutrientes pelo organismo e os produtos residuais para fora dele. É parte do líquido que lubrifica as articulações, controla a temperatura corporal, e acredite, ajuda a queimar gorduras.
A água e a queima de gorduras
Os rins dependem de uma certa quantidade de água, para funcionarem adequadamente, em seu trabalho de filtrar os produtos residuais do organismo. Na falta de água, o fígado é obrigado a assumir parte desta função. Uma das muitas funções do fígado é a de mobilizar as gorduras de reserva para produção de energia. Ao assumir pra si as funções dos rins, a queima de gordura fica comprometida.Tomar água gelada queima calorias. A temperatura da água gelada é em torno de 4º C; a do corpo humano é cerca de 36º C. Então, quando você ingere o líquido gelado o corpo trabalha para aquecê-lo. Mas não fique tão entusiasmado pois meio litro de água gelada consome apenas 17 calorias (obs.:1 Kg de gordura = 7000 calorias).
Beber água (2 copos) um pouco antes das refeições pode ajudar a emagrecer , pois ao fazer isto a pessoa acaba se sentindo mais sacada e como consequência acaba ingerindo uma menor quantidade de alimentos, consumindo assim, menos calorias.
FIQUE LIGADO, pois uma pessoa desidratada tende a queimar menos calorias, do que outra que não tenha carência de água no organismo! Claro que, quem tem gordurinhas a mais para queimar não deve ficar imaginando que vai entrar em forma bebendo água. Tomar grandes quantidades do líquido não substitui a dieta e a atividade física.