Pular para o conteúdo principal

LOMBALGIA

O que é lombalgia? Lombalgia é o nome que se dá ao que é conhecida como dor nas costas na região lombar.

Quem pode ter lombalgia? A lombalgia é um problema extremamente comum. Entre 65% e 80% da população mundial desenvolve o problema em alguma etapa de suas vidas, mas a maioria dos episódios não é incapacitante.


Quais são as causas da lombalgia? As causas mais comuns para o desenvolvimento da lombalgia são decorrentes de uso excessivo das estruturas lombares, da deformidade da estrutura anatômica normal ou de trauma. Pode ainda ser influenciada por deficiência ou má qualidade crônicas do sono, fadiga, falta de exercícios, má postura, sobrepeso e fatores psicossociais.


Como se deve ser o tratamento da lombalgia? O tratamento da lombalgia crônica é direcionado ao alívio causas e pode incluir perda de peso e melhora da postura. Os analgésicos podem ser utilizados para aliviar a dor, porém o uso crônico de "remédios" deve ser evitado.


Teoricamente, músculos fracos atingem a condição de fadiga mais facilmente que músculos fortes, aumentando as probabilidades de lesões e dificultando manter a coluna em seu alinhamento adequado.
  • Os exercícios aeróbicos e de fortalecimento da musculatura são comprovadamente eficazes no tratamento das dores lombares. Por exemplo: se a musculatura abdominal estiver fortalecida haverá uma menor sobrecarga sobre a região lombar.
  • A melhora da amplitude do movimento, que pode ser conseguida através de exercícios de alongamento, tem sido associada com alívio dos sintomas nas lombalgias agudas e crônicas.

Não há solução rápida para a dor nas costas, por isso, você precisa trabalhar e ter paciência. Além de manter um estilo de vida ativo, é importante escolher exercícios que você goste. Os exercícios devem envolver elementos de força, resistência e flexibilidade. PORTANTO, a academia ainda continua sendo uma excelente opção.


Prof. Gil - Academia Fitness World

Postagens mais visitadas deste blog

Fatores que contribuem para um abdome perfeito.

1.   Fator Genético A genética   não é um fator limitante na sua capacidade para ter um abdome definido, mas   é um fator importante.    O abdominal como qualquer outro músculo pode apresentar diferentes formas.    Algumas pessoas têm os "gomos" simétricos,   já em outras eles são desalinhados, meio desencontrados, e isso não tem como mudar. O formato e a orientação do seu abdome já estão determinados no momento do nascimento. 2.     Fator Gordura Corpora l Próximo à genética, este é o fator mais importante de todos. Para que seus músculos sejam mais aparentes você deve, necessariamente, baixar o seu percentual de gordura corporal.  Você pode fazer todo o trabalho abdominal no mundo, e até mesmo o tipo e a quantidade certa, mas se você não reduzir a gordura corporal, você nunca terá um abdome definido . 3.  O Fator Nutrição Tenha em mente que v ocê não pode superar a má nutrição com o treinamento. É evidente que para fazer exercícios físicos seu corpo nece

SUPINO: saiba mais!

O  Supino  é um dos   exercícios mais populares na academia, quando o  objetivo  é trabalhar os músculos do peito. Existem     diversas variações para o exercício, incluindo o uso de bancos inclinados, declinados ou  retos , assim como o uso de diferentes tipos de pegada. Podendo ainda ser utilizados halteres ou barra na execução do movimento. Antes de tudo, vale ressaltar, que o supino não é um exercício exclusivo para o trabalho de peito. É um movimento que envolve diferentes cadeias cinéticas. Os músculos motores primários do movimento são, na ordem, o tríceps, o deltóide anterior e o peitoral. Na realidade, o recrutamento deles pode variar, em proporção, segundo a fase do movimento e o tipo de pegada. Músculos envolvidos no exercício - SUPINO   Peitoral maior Peitoral menor Deltóide anterior Tríceps Ativação muscular  durante o exercício de  supino Durante o   supino reto  (plano) , se observa uma maior  ativação  do peitoral maior (porção

Planilhas de Treinamento para 5 Km

Esforço leve: 50 a 60 % da FCM ( F requência C ardíaca M áxima ) Esforço moderado:   6 0 a 75 %   da FCM Esforço forte:   75  a 90  %   da FCM    INICIANTE   (Planilha Para Quem Deseja Começar a Correr) Treino 1 Treino 2 Treino 3 1ª semana Caminhada: 20 min. Aquecimento : 5 min. Caminhando    Alterne : 10 X (1 min. Corrida leve / 1 min. caminhada) Aquecimento : 5 min. Caminhando    Alterne : 10 X (1 min. Corrida leve / 1 min. caminhada) 2ª semana Caminhada: 30 min. Aquecimento : 5min. caminhando    Alterne : 10 X (1 min. Corrida leve / 1 min.. caminhada) Aquecimento : 5min. caminhando    Alterne : 10 X (1 min. Corrida leve / 1 min.. caminhada) 3ª semana Caminhada: 35 min. Aquecimento : 5 min. caminhando    Alterne : 12 x (2 min. Corrida leve / 1 min. caminha