Pular para o conteúdo principal

Estratégia nutricional para aumento de massa muscular


                
Para que ocorram aumentos significativos da massa muscular é necessário que sejam tomados alguns cuidados básicos que envolvem o “tripé” treinamento – nutrição - descanso. Se algum desses fatores for negligenciado o processo de hipertrofia estará prejudicado.  Assim sendo, para estimular ao máximo o anabolismo devemos treinar com pesos, descansar bem, ingerir proteínas em quantidades adequadas, não restringir totalmente as gorduras da alimentação e ingerir carboidratos várias vezes por dia. Abaixo estão listadas algumas estratégias que devem ser tomadas por quem deseja aumentar o ganho de massa muscular.



Fracione suas refeições! O ideal é manter uma média entre cinco e sete refeições diárias, alimentando-se a cada 3 horas, visando garantir um contínuo estado anabólico.


Cuide com a ingestão calórica! Não se esqueça que a capacidade do músculo de formar novas proteínas musculares não depende só da oferta de aminoácidos da dieta, mas também da ingestão de carboidratos.  Um dos erros mais comuns é ingerir a mesma quantidade ou até menos calorias do que se gasta, gerando um déficit energético prejudicial ao ganho de massa muscular. Mas cuidado para não exagerar, e correr o risco de acumular gordura excessivamente Do total de calorias ingeridas diariamente, 70% devem ser provenientes dos carboidratos.


Mantenha uma ingestão adequada de proteínas! A proteína corporal está em constante reciclagem com a síntese de novas proteínas e degradação de antigas proteínas. Quando existe uma adequada disponibilidade de aminoácidos, ocorre uma melhor síntese protéica. Porém, à medida que essa disponibilidade cai, o organismo passa a usar as proteínas estruturais, aumentando as taxas de degradação protéica. Recomenda-se em torno de dois gramas de proteína para cada quilo de peso corporal.


Tenha sempre um bom equilíbrio de todos os nutrientes! A dieta deve conter quantidades adequadas de proteínas, carboidratos e lipídios, variando de acordo com características individuais e fase do treinamento. Vitaminas e sais minerais também devem fazer parte, pois deficiência de alguns destes nutrientes pode interferir diretamente no ganho de massa muscular. Portanto, nunca deixe de lado as frutas, verduras e legumes.


Não abandone as gorduras ! As gorduras auxiliam no processo digestivo, transporte de vitaminas lipossolúveis, compõem a estrutura de todas as membranas celulares e ainda são precursores de diversos hormônios. Em torno   de 25% das calorias totais da dieta devem ser provenientes das gorduras.


Alimente-se antes do treinamento! Uma refeição com a quantidade adequada de carboidratos aumenta de forma significativa o conteúdo de glicogênio nos músculos e no fígado, constituindo um importante fator para melhorar o desempenho.


Alimente-se depois do treinamento! Depois de treinar, os músculos precisam de carboidratos para poderem recuperar a energia e de proteínas para iniciarem o processo de reconstrução muscular. Quanto mais cedo os providenciar, mais cedo o corpo iniciará este processo. Nesse período, os níveis sangüíneos do hormônio anabólico insulina encontram-se elevados, o que propicia uma ótima absorção dos nutrientes ingeridos.


                                                                                                           


Prof. Gil - Academia Fitness World

   

Postagens mais visitadas deste blog

Fatores que contribuem para um abdome perfeito.

1.   Fator Genético A genética   não é um fator limitante na sua capacidade para ter um abdome definido, mas   é um fator importante.    O abdominal como qualquer outro músculo pode apresentar diferentes formas.    Algumas pessoas têm os "gomos" simétricos,   já em outras eles são desalinhados, meio desencontrados, e isso não tem como mudar. O formato e a orientação do seu abdome já estão determinados no momento do nascimento. 2.     Fator Gordura Corpora l Próximo à genética, este é o fator mais importante de todos. Para que seus músculos sejam mais aparentes você deve, necessariamente, baixar o seu percentual de gordura corporal.  Você pode fazer todo o trabalho abdominal no mundo, e até mesmo o tipo e a quantidade certa, mas se você não reduzir a gordura corporal, você nunca terá um abdome definido . 3.  O Fator Nutrição Tenha em mente que v ocê não pode superar a má nutrição com o treinamento. É evidente que para fazer exercícios físicos seu corpo nece

SUPINO: saiba mais!

O  Supino  é um dos   exercícios mais populares na academia, quando o  objetivo  é trabalhar os músculos do peito. Existem     diversas variações para o exercício, incluindo o uso de bancos inclinados, declinados ou  retos , assim como o uso de diferentes tipos de pegada. Podendo ainda ser utilizados halteres ou barra na execução do movimento. Antes de tudo, vale ressaltar, que o supino não é um exercício exclusivo para o trabalho de peito. É um movimento que envolve diferentes cadeias cinéticas. Os músculos motores primários do movimento são, na ordem, o tríceps, o deltóide anterior e o peitoral. Na realidade, o recrutamento deles pode variar, em proporção, segundo a fase do movimento e o tipo de pegada. Músculos envolvidos no exercício - SUPINO   Peitoral maior Peitoral menor Deltóide anterior Tríceps Ativação muscular  durante o exercício de  supino Durante o   supino reto  (plano) , se observa uma maior  ativação  do peitoral maior (porção

Planilhas de Treinamento para 5 Km

Esforço leve: 50 a 60 % da FCM ( F requência C ardíaca M áxima ) Esforço moderado:   6 0 a 75 %   da FCM Esforço forte:   75  a 90  %   da FCM    INICIANTE   (Planilha Para Quem Deseja Começar a Correr) Treino 1 Treino 2 Treino 3 1ª semana Caminhada: 20 min. Aquecimento : 5 min. Caminhando    Alterne : 10 X (1 min. Corrida leve / 1 min. caminhada) Aquecimento : 5 min. Caminhando    Alterne : 10 X (1 min. Corrida leve / 1 min. caminhada) 2ª semana Caminhada: 30 min. Aquecimento : 5min. caminhando    Alterne : 10 X (1 min. Corrida leve / 1 min.. caminhada) Aquecimento : 5min. caminhando    Alterne : 10 X (1 min. Corrida leve / 1 min.. caminhada) 3ª semana Caminhada: 35 min. Aquecimento : 5 min. caminhando    Alterne : 12 x (2 min. Corrida leve / 1 min. caminha