Pular para o conteúdo principal

CUIDADO! estresse faz você engordar

Recentes pesquisas têm demonstrado uma relação direta entre o acúmulo de gordura, principalmente, na região abdominal e o estresse.

Tem sido demonstrado que o excesso de gordura abdominal está ligado a uma maior secreção de CORTISOL, hormônio que é liberado em situação de estresse. Dependendo de como lidamos com situações estressantes, podemos liberar uma maior ou menor quantidade deste hormônio. 

A maior liberação de cortisol se traduz em um sinal para que nosso organismo comece a poupar energia, diante de uma eminente situação de “emergência”. 

Sono de baixa qualidade faz com que sejam elevados os níveis de cortisol. Maiores quantidades de cortisol podem agir como potencializador da proliferação das células de gordura (adipócitos). PROCURE ter sempre uma boa noite de sono.

Cientistas da Universidade de Emory (EUA) constataram que pessoas que vivenciaram situações de estresse aumentaram a ingestão de comidas ricas em calorias. O consumo em excesso de energia leva ao aumento da gordura corporal.

Ficou curioso para saber se seu nível de estresse está engordando você?

Responda aos itens abaixo sem pensar muito, usando:
 1 = Raramente2 = Às vezes e 3 = Frequentemente
1- Tenho pouca tolerância para lidar com frustrações
1(__)  2(__)  3(__)
2 - Quando me sinto pressionado, como para relaxar
1(__)  2(__)  3(__)
3 - Não consigo expressar meus sentimentos 
1(__)  2(__)  3(__) 
4 - Quando estou estressado, como escondido para evitar críticas
1(__)  2(__)  3(__)
5 - Meu peso oscila conforme meu estado emocional
1(__)  2(__)  3(__) 
6 - Tenho dificuldade de parar de comer quando estou ansioso 
1(__)  2(__)  3(__)
7 - Quando estou sobrecarregado, não consigo manter a minha dieta
1(__)  2(__)  3(__)
Pontuação:
Até 9 pontos: Você está gerenciando suas emoções com eficiência e tem flexibilidade para se adaptar às pressões do cotidiano.
De 10 a 15 pontos: Você está se deixando influenciar pelas demandas e frustrações do dia a dia.
Acima de 15: Você está se deixando manipular pelo estresse.

Dicas para desestressar:
  • Estabeleça objetivos e acredite neles. ORGANIZE sua vida.
  • SEJA pró-ativo(a), mas tolerante.
  • Cultive bons relacionamentos.CUIDE de sua vida afetiva.
  • FAÇA exercícios regularmente de forma prazerosa e não por obrigação.
  • Tenha uma DIETA equilibrada. Alimentos anti-estresse: banana, alface, laranja, cereais integrais, laticínios.


Prof. Gil - Academia Fitness World

Postagens mais visitadas deste blog

Fatores que contribuem para um abdome perfeito.

1.   Fator Genético A genética   não é um fator limitante na sua capacidade para ter um abdome definido, mas   é um fator importante.    O abdominal como qualquer outro músculo pode apresentar diferentes formas.    Algumas pessoas têm os "gomos" simétricos,   já em outras eles são desalinhados, meio desencontrados, e isso não tem como mudar. O formato e a orientação do seu abdome já estão determinados no momento do nascimento. 2.     Fator Gordura Corpora l Próximo à genética, este é o fator mais importante de todos. Para que seus músculos sejam mais aparentes você deve, necessariamente, baixar o seu percentual de gordura corporal.  Você pode fazer todo o trabalho abdominal no mundo, e até mesmo o tipo e a quantidade certa, mas se você não reduzir a gordura corporal, você nunca terá um abdome definido . 3.  O Fator Nutrição Tenha em mente que v ocê não pode superar a má nutrição com o treinamento. É evidente que para fazer exercícios físicos seu corpo nece

SUPINO: saiba mais!

O  Supino  é um dos   exercícios mais populares na academia, quando o  objetivo  é trabalhar os músculos do peito. Existem     diversas variações para o exercício, incluindo o uso de bancos inclinados, declinados ou  retos , assim como o uso de diferentes tipos de pegada. Podendo ainda ser utilizados halteres ou barra na execução do movimento. Antes de tudo, vale ressaltar, que o supino não é um exercício exclusivo para o trabalho de peito. É um movimento que envolve diferentes cadeias cinéticas. Os músculos motores primários do movimento são, na ordem, o tríceps, o deltóide anterior e o peitoral. Na realidade, o recrutamento deles pode variar, em proporção, segundo a fase do movimento e o tipo de pegada. Músculos envolvidos no exercício - SUPINO   Peitoral maior Peitoral menor Deltóide anterior Tríceps Ativação muscular  durante o exercício de  supino Durante o   supino reto  (plano) , se observa uma maior  ativação  do peitoral maior (porção

Planilhas de Treinamento para 5 Km

Esforço leve: 50 a 60 % da FCM ( F requência C ardíaca M áxima ) Esforço moderado:   6 0 a 75 %   da FCM Esforço forte:   75  a 90  %   da FCM    INICIANTE   (Planilha Para Quem Deseja Começar a Correr) Treino 1 Treino 2 Treino 3 1ª semana Caminhada: 20 min. Aquecimento : 5 min. Caminhando    Alterne : 10 X (1 min. Corrida leve / 1 min. caminhada) Aquecimento : 5 min. Caminhando    Alterne : 10 X (1 min. Corrida leve / 1 min. caminhada) 2ª semana Caminhada: 30 min. Aquecimento : 5min. caminhando    Alterne : 10 X (1 min. Corrida leve / 1 min.. caminhada) Aquecimento : 5min. caminhando    Alterne : 10 X (1 min. Corrida leve / 1 min.. caminhada) 3ª semana Caminhada: 35 min. Aquecimento : 5 min. caminhando    Alterne : 12 x (2 min. Corrida leve / 1 min. caminha