Apostar na rápida perda de peso é um erro muito grave, pois pode levar o organismo a elevar os níveis de estresse, o que pode causar um efeito contrário ao desejado – aumento da gordura. Perdas drásticas de peso em um curto espaço de tempo são normalmente acompanhadas de perda de líquidos e massa muscular, além da gordura.
Segundo o Colégio Americano de Medicina Esportiva, quem deseja emagrecer deve seguir as seguintes recomendações:
- A restrição dietética deve ser moderada (500 a 1000 Kcal/dia abaixo do gasto real total).
- A dieta deve ser compatível ao gosto e hábito alimentar do indivíduo e de fácil preparo.
- A ingestão de calorias não deve ser inferior a 1200 Kcal/dia (adultos normais).
- Inclusão de técnicas de modificação de comportamento para identificar e eliminar hábitos que contribuem com a nutrição imprópria.
- Exercícios dinâmicos envolvendo grandes grupos musculares
- A perda de gordura não deve ultrapassar 1 kg /semana.
- O gasto energético, por sessão de atividade física, deve ser em torno de 300-500 Kcal.
- Exercícios aeróbicos, pelo menos três vezes por semana, com um mínimo de 20 a 30 minutos, com intensidade mínima de 60% da frequência cardíaca máxima.
- Assegurar que novos hábitos de alimentação e de atividade física permaneçam por toda vida assegurando o peso adquirido.
- Evitar atividades com sustentação do próprio peso, para obesos, com o fim de evitar lesões ortopédicas.
Para que ocorra um emagrecimento saudável, a perda de gordura semanal deve estar entre 500g a 1 Kg. Cada grama de gordura corresponde a 7 Kcal, isto equivale dizer que, deve existir, entre o gasto e a ingestão de energia, uma diferença negativa de 3500 a 7000 Kcal, semanalmente.
Resumindo: o ideal é gastar de 500 a 1000 Kcal a mais, do que a quantidade total de alimentos que ingerimos, diariamente.