Pular para o conteúdo principal

A importância do CAFÉ DA MANHÃ

Existem algumas boas razões para você não subestimar o café da manhã. Confira!


É fonte de energia 

Enquanto você dorme, o corpo precisa manter a respiração e outras funções vitais básicas. Em oito horas de sono, esse trabalho consome cerca de 500 calorias e provoca a diminuição dos níveis de glicose, principal fonte de energia para o cérebro e os músculos.

Se não nos alimentamos o suficiente ao despertar, o organismo busca outras fontes de energia, o que provoca uma queda em nosso rendimento. A sensação de cansaço e as dificuldades de concentração poderão perdurar o dia inteiro.

Ajuda a emagrecer

Durante um jejum prolongado - englobando a noite e a manhã - nosso corpo traduz essa situação como escassez de alimentos e reage reduzindo o gasto de energia. Não comer pela manhã pode comprometer não somente o estado nutricional, como também o processo de emagrecimento.

Começar a fazer dieta cortando o café da manhã é um GRANDE ERRO. Quem fica muito tempo em jejum tende a exagerar na hora do almoço, resultando em uma ingestão de calorias excessivamente alta e uma carga metabólica aumentada. As células captam os nutrientes e acumulam as calorias rapidamente. E se gasto de energia for baixo ao longo do dia, este excesso vai ser armazenado em forma de gordura. Um café da manhã sem excessos, pode contribuir para a reeducação e redução alimentar.

Inúmeras pesquisas comprovam que, quem toma café da manhã é mais magro.

Como ao acordar nosso nível de glicose costuma estar baixo, devemos ter um café da manhã com carboidratos integrais e proteína magra, para acelerarmos o metabolismo. Com isso damos arranque em nosso motor metabólico, que vai nos manter gastando um pouco mais de energia e ajudando no emagrecimento

Melhora o humor 

O café da manhã deve ser composto por alimentos integrais e alguma fonte de proteína. Estes nutrientes elevam a taxa de serotonina no cérebro, provocando sensação de bem-estar. Com a serotonina em níveis normais ficamos mais calmos e felizes e dessa forma comemos menos. 

Quem acorda com o cheiro do café e pode saboreá-lo sem pressa, então, tende a ficar mais animado. Conseguir parar alguns minutos nessa correria diária é uma oportunidade para refletir sobre a vida, além de ser um tempo em família muito especial não apenas para a criança, mas para toda a família.

Fortalece a imunidade 

Uma xícara de leite com café, pão com margarina e uma fruta, reúnem proteínas, carboidratos, gorduras boas e fibras, mantendo o corpo forte e longe de doenças. Como um bom desjejum deve representar 20% a 25% de tudo o que ingerimos ao longo do dia, não pular a refeição é uma forma de garantir boa parte dessas substâncias no organismo.

Seguem algumas sugestões para o café da manhã:

  • cereal, leite e frutas        
  • Vitaminado (leite,fruta e aveia)   
  • Suco natural,pão integral e requeijão
  • Leite com café,pão com margarina e uma fruta     
  • Suco de soja , mini pão com queijo e fruta



Dica importante: se você vai praticar algum exercício físico, nuca o faça em jejum. O ideal é comer uma fruta com cereal ou um suco e uma barra de cereal e, depois da atividade, tomar café da manhã.




Prof. Gil - Academia FW

Postagens mais visitadas deste blog

Fatores que contribuem para um abdome perfeito.

1.   Fator Genético A genética   não é um fator limitante na sua capacidade para ter um abdome definido, mas   é um fator importante.    O abdominal como qualquer outro músculo pode apresentar diferentes formas.    Algumas pessoas têm os "gomos" simétricos,   já em outras eles são desalinhados, meio desencontrados, e isso não tem como mudar. O formato e a orientação do seu abdome já estão determinados no momento do nascimento. 2.     Fator Gordura Corpora l Próximo à genética, este é o fator mais importante de todos. Para que seus músculos sejam mais aparentes você deve, necessariamente, baixar o seu percentual de gordura corporal.  Você pode fazer todo o trabalho abdominal no mundo, e até mesmo o tipo e a quantidade certa, mas se você não reduzir a gordura corporal, você nunca terá um abdome definido . 3.  O Fator Nutrição Tenha em mente que v ocê não pode superar a má nutrição com o treinamento. É evidente que para fazer exercícios físicos seu corpo nece

SUPINO: saiba mais!

O  Supino  é um dos   exercícios mais populares na academia, quando o  objetivo  é trabalhar os músculos do peito. Existem     diversas variações para o exercício, incluindo o uso de bancos inclinados, declinados ou  retos , assim como o uso de diferentes tipos de pegada. Podendo ainda ser utilizados halteres ou barra na execução do movimento. Antes de tudo, vale ressaltar, que o supino não é um exercício exclusivo para o trabalho de peito. É um movimento que envolve diferentes cadeias cinéticas. Os músculos motores primários do movimento são, na ordem, o tríceps, o deltóide anterior e o peitoral. Na realidade, o recrutamento deles pode variar, em proporção, segundo a fase do movimento e o tipo de pegada. Músculos envolvidos no exercício - SUPINO   Peitoral maior Peitoral menor Deltóide anterior Tríceps Ativação muscular  durante o exercício de  supino Durante o   supino reto  (plano) , se observa uma maior  ativação  do peitoral maior (porção

Planilhas de Treinamento para 5 Km

Esforço leve: 50 a 60 % da FCM ( F requência C ardíaca M áxima ) Esforço moderado:   6 0 a 75 %   da FCM Esforço forte:   75  a 90  %   da FCM    INICIANTE   (Planilha Para Quem Deseja Começar a Correr) Treino 1 Treino 2 Treino 3 1ª semana Caminhada: 20 min. Aquecimento : 5 min. Caminhando    Alterne : 10 X (1 min. Corrida leve / 1 min. caminhada) Aquecimento : 5 min. Caminhando    Alterne : 10 X (1 min. Corrida leve / 1 min. caminhada) 2ª semana Caminhada: 30 min. Aquecimento : 5min. caminhando    Alterne : 10 X (1 min. Corrida leve / 1 min.. caminhada) Aquecimento : 5min. caminhando    Alterne : 10 X (1 min. Corrida leve / 1 min.. caminhada) 3ª semana Caminhada: 35 min. Aquecimento : 5 min. caminhando    Alterne : 12 x (2 min. Corrida leve / 1 min. caminha