A depressão é uma doença psíquica que, além de afetar o emocional de um indivíduo tornando-o incapaz de sentir prazer, afeta seu funcionamento fisiológico. É uma das doenças que causam maior índice de incapacitação psico-físico-social à população geral, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) perde apenas para as doenças cardiovasculares quanto a esse índice.
A Depressão é um Transtorno Afetivo (ou do Humor), caracterizado por uma alteração psíquica e orgânica global, com consequentes alterações na maneira de valorizar a realidade e a vida. Na pessoa deprimida há uma falta de vitalidade que poderá estar acompanhada de sentimento de tristeza, falta de confiança em si próprio, sentimentos de culpa generalizados, pessimismo e nos casos mais graves pode haver tendência ao suicídio.
A prática de exercício físico é uma boa forma de prevenir e combater a depressão. O exercício físico constante e moderado tem efeitos benéficos na saúde em geral e ao nível psicológico pode reduzir a ansiedade, melhorar a auto-estima e auto-confiança, melhorar a cognição e diminuir o estresse.
- Tem efeitos positivos em alguns neurotransmissores tal com alguns medicamentos antidepressivos.
- Produz substâncias químicas no cérebro, chamadas de “endorfinas”, que promovem a sensação de bem-estar e satisfação.
- Liberta a tensão nos músculos. A tensão muscular contribui para a dor relacionados com a depressão e insônia.
- Reduz os níveis do hormonas do stress, como o cortisol, aliviando os sentimentos de ansiedade e agitação.
- Aumenta a temperatura do corpo, promovendo a sensação de relaxamento. Produz efeitos calmantes.
O problema é que quando você está deprimido, o exercício físico pode ser a última coisa que você queira fazer. Você pode sentir-se cansado e pessimista, pensando que o exercício não será capaz de ajudá-lo.
A depressão faz com que se foque sobre o quão mal você se sente, como tudo parece perdido, e o quão incapaz você é por não poder fazer o que precisa ser feito. Esses sentimentos e pensamentos podem parecer mais “reais” e “honestos” para você, do que qualquer coisa positiva que possa dizer para si mesmo.
Estes pensamentos são normais quando se está com depressão, fazem parte da “batalha mental” que você deve enfrentar quando se propuser ou iniciar um programa de exercício físico.
Encontre uma maneira de se distrair dos pensamentos, o tempo suficiente para conseguir praticar a sua sessão de exercícios iniciais. Para fazer isso, lembre-se que os pensamentos negativos são a sua depressão se manifestando.
Pense e acredite que: você quer é ser saudável e se preocupa com o que lhe acontece.