Pular para o conteúdo principal

Otimize seu treino de panturrilha

Como desenvolver as panturrilhas





A panturrilha é formada por três músculos: o sóleo e os gêmeos (gastrocnêmios medial e lateral). Por isso é chamada, formalmente, de tríceps sural.





O sóleo é o músculo mais interno, que fica abaixo dos gêmeos. Como ele se origina abaixo do joelho, só tem atuação na articulação do tornozelo, atuando preponderantemente na flexão plantar quando o joelho estiver flexionado (como no aparelho conhecido por burrico). 





Os gêmeos são mais superficiais e têm sua origem logo acima do joelho, atuando nas articulações do joelho e tornozelo. Também fazem a flexão plantar só que atuam, de forma mais evidente, quando o movimento é realizado com o joelho estendido. 
Paradoxalmente, os gêmeos também podem participar da extensão do joelho quando em cadeia fechada, que é o caso quando estamos sentados com os dois pés no chão e levantamos, por exemplo.

Além de nos ajudar na locomoção, panturrilha é um dos músculos responsáveis pela postura e equilíbrio ortoestatico, também é um músculo importante para manter uma boa circulação do sangue quando estamos em movimento, facilitando seu retorno para o coração.

Como sofrem um estímulo constante e de baixa intensidade, eles estão adaptados fisiologicamente, desenvolvendo maior proporção de fibras de contração lenta (76%) em relação às fibras de contração rápida (24%). 

Por isso é que existe uma maior dificuldade de  estimular o crescimento dessa musculatura de maneira semelhante à maioria dos outros grupamentos musculares.


Otimize seu treino de PANTURRILHA

1

Faça os exercícios sempre no máximo de amplitude que a articulação do tornozelo permita. 

2

Utilize sempre cargas altas, pois com cargas baixas dificilmente ocorrerá um estímulo que seja suficiente para o músculo crescer. 

Mas lembre-se use sempre cargas que permitam que o exercício possa ser executado de forma correta.
3

Faça treinos para panturrilhas com maior frequência  (2 ou 3 vezes por semana).
4

Procure variar a rotina, usando diferentes exercícios, para que os músculos não fiquem acostumados.

5

Tome cuidado com o tempo de execução de cada repetição. Execute cada uma de forma lenta e controlada (4 a 6 segundos cada). 

6

Execute um número de repetições por série, ligeiramente maior que os outro músculos (8 a 15 repetições).



Não esqueça: leve o treino a sério e tenha paciência que os resultados virão ao seu encontro.



Prof. Gil -  Academia Fitness World 


Postagens mais visitadas deste blog

Fatores que contribuem para um abdome perfeito.

1.   Fator Genético A genética   não é um fator limitante na sua capacidade para ter um abdome definido, mas   é um fator importante.    O abdominal como qualquer outro músculo pode apresentar diferentes formas.    Algumas pessoas têm os "gomos" simétricos,   já em outras eles são desalinhados, meio desencontrados, e isso não tem como mudar. O formato e a orientação do seu abdome já estão determinados no momento do nascimento. 2.     Fator Gordura Corpora l Próximo à genética, este é o fator mais importante de todos. Para que seus músculos sejam mais aparentes você deve, necessariamente, baixar o seu percentual de gordura corporal.  Você pode fazer todo o trabalho abdominal no mundo, e até mesmo o tipo e a quantidade certa, mas se você não reduzir a gordura corporal, você nunca terá um abdome definido . 3.  O Fator Nutrição Tenha em mente que v ocê não pode superar a má nutrição com o treinamento. É evidente que para fazer exercícios físicos seu corpo nece

SUPINO: saiba mais!

O  Supino  é um dos   exercícios mais populares na academia, quando o  objetivo  é trabalhar os músculos do peito. Existem     diversas variações para o exercício, incluindo o uso de bancos inclinados, declinados ou  retos , assim como o uso de diferentes tipos de pegada. Podendo ainda ser utilizados halteres ou barra na execução do movimento. Antes de tudo, vale ressaltar, que o supino não é um exercício exclusivo para o trabalho de peito. É um movimento que envolve diferentes cadeias cinéticas. Os músculos motores primários do movimento são, na ordem, o tríceps, o deltóide anterior e o peitoral. Na realidade, o recrutamento deles pode variar, em proporção, segundo a fase do movimento e o tipo de pegada. Músculos envolvidos no exercício - SUPINO   Peitoral maior Peitoral menor Deltóide anterior Tríceps Ativação muscular  durante o exercício de  supino Durante o   supino reto  (plano) , se observa uma maior  ativação  do peitoral maior (porção

Planilhas de Treinamento para 5 Km

Esforço leve: 50 a 60 % da FCM ( F requência C ardíaca M áxima ) Esforço moderado:   6 0 a 75 %   da FCM Esforço forte:   75  a 90  %   da FCM    INICIANTE   (Planilha Para Quem Deseja Começar a Correr) Treino 1 Treino 2 Treino 3 1ª semana Caminhada: 20 min. Aquecimento : 5 min. Caminhando    Alterne : 10 X (1 min. Corrida leve / 1 min. caminhada) Aquecimento : 5 min. Caminhando    Alterne : 10 X (1 min. Corrida leve / 1 min. caminhada) 2ª semana Caminhada: 30 min. Aquecimento : 5min. caminhando    Alterne : 10 X (1 min. Corrida leve / 1 min.. caminhada) Aquecimento : 5min. caminhando    Alterne : 10 X (1 min. Corrida leve / 1 min.. caminhada) 3ª semana Caminhada: 35 min. Aquecimento : 5 min. caminhando    Alterne : 12 x (2 min. Corrida leve / 1 min. caminha