Pular para o conteúdo principal

MUSCULAÇÃO: a melhor opção para quem quer emagrecer!

Ao pensar em emagrecimento, as pessoas têm sempre como referência o trabalho aeróbio. Neste sentido, acreditam que para emagrecer devem fazer horas e horas de esteira, bicicleta, elíptico...


Na realidade, qualquer exercício ajuda na perda de peso, pois em todos ocorre gasto de energia. Claro que, uns menos, outros mais. A longo prazo, os exercícios com peso, apresentam um importante papel, no que diz respeito ao emagrecimento, através do aumento da taxa metabólica basal.


O certo é que para emagrecer é necessário gastar mais energia, além de ingerir menos calorias.


O total de energia gasta durante o dia depende basicamente de três fatores:

  •  Taxa Metabólica Basal (TMB)  – que é a quantidade de energia gasta com os processos fisiológicos básicos (respiração, batimentos do coração...). Ela corresponde com 60 a 75% do total de energia gasta por dia.
  •  Efeito Térmico dos Alimentos (ETA)  – representa o aumento do metabolismo associado à digestão, absorção, transporte e armazenamento dos alimentos. Ele é responsável por cerca de 10% do total de energia que gastamos durante o dia.
  •  Gasto Energético nas Atividades   correspondendo a toda energia gasta acima da taxa metabólica basal, para realizar tarefas do dia a dia (escovar os dentes, dirigir, fazer exercícios etc.). Ele representa 15 a 30% do total de energia gasta por dia.


Quando se faz dieta alimentar existe a tendência de haver um decréscimo de todos os três fatores, citados acima. Isto acontece como um mecanismo de defesa do organismo, cuja intenção é de conservar energia necessária para cumprir suas funções.

Existe uma relação direta entre o nosso metabolismo e o volume de massa muscular (tamanho corporal). Quanto maior for à massa muscular, maior também será o gasto de energia!

Atente para o fato de que os músculos influenciam diretamente nossa TMB, representando 25% do total da mesma. A gordura é metabolicamente menos ativa, por isso, uma maior quantidade de gordura tende a ser acompanhada de uma menor TMB.

A musculação, quando comparada aos exercícios aeróbios, apresenta uma grande vantagem, pois possui um efeito metabólico de longo prazo, ou seja, mesmo após o término do exercício, o corpo continua ainda gastando energia por algumas horas. Está vantagem metabólica é extremamente favorável no processo de emagrecimento.



Várias pesquisas demonstram que a musculação pode ser uma forte aliada no processo de emagrecimento tão bem quanto o treinamento aeróbio. Em estudos realizados, observa-se uma redução nos níveis de gordura corporal utilizando-se para cada exercício um número de dez a doze repetições, contrariando o velho e conhecido pensamento de que trabalhos específicos na musculação voltados para emagrecimento devem ser realizados com pouco peso e maior número de repetições.


No que diz respeito ao gasto calórico, durante uma sessão de musculação, com duração de 1 hora, o gasto de energia pode chegar a 300 kcal, o que equivale à caminhada na esteira durante o mesmo tempo. É claro que estes valores podem variar, de acordo com a intensidade do exercício e o tamanho corporal.

Portanto, se o seu objetivo é emagrecer, a musculação tornar-se uma excelente aliada!





Prof. Gil - Academia FW
Saúde em alta performance
   

Postagens mais visitadas deste blog

Fatores que contribuem para um abdome perfeito.

1.   Fator Genético A genética   não é um fator limitante na sua capacidade para ter um abdome definido, mas   é um fator importante.    O abdominal como qualquer outro músculo pode apresentar diferentes formas.    Algumas pessoas têm os "gomos" simétricos,   já em outras eles são desalinhados, meio desencontrados, e isso não tem como mudar. O formato e a orientação do seu abdome já estão determinados no momento do nascimento. 2.     Fator Gordura Corpora l Próximo à genética, este é o fator mais importante de todos. Para que seus músculos sejam mais aparentes você deve, necessariamente, baixar o seu percentual de gordura corporal.  Você pode fazer todo o trabalho abdominal no mundo, e até mesmo o tipo e a quantidade certa, mas se você não reduzir a gordura corporal, você nunca terá um abdome definido . 3.  O Fator Nutrição Tenha em mente que v ocê não pode superar a má nutrição com o treinamento. É evidente que para fazer exercícios físicos seu corpo nece

SUPINO: saiba mais!

O  Supino  é um dos   exercícios mais populares na academia, quando o  objetivo  é trabalhar os músculos do peito. Existem     diversas variações para o exercício, incluindo o uso de bancos inclinados, declinados ou  retos , assim como o uso de diferentes tipos de pegada. Podendo ainda ser utilizados halteres ou barra na execução do movimento. Antes de tudo, vale ressaltar, que o supino não é um exercício exclusivo para o trabalho de peito. É um movimento que envolve diferentes cadeias cinéticas. Os músculos motores primários do movimento são, na ordem, o tríceps, o deltóide anterior e o peitoral. Na realidade, o recrutamento deles pode variar, em proporção, segundo a fase do movimento e o tipo de pegada. Músculos envolvidos no exercício - SUPINO   Peitoral maior Peitoral menor Deltóide anterior Tríceps Ativação muscular  durante o exercício de  supino Durante o   supino reto  (plano) , se observa uma maior  ativação  do peitoral maior (porção

Como ter um corpo mais definido

Quando o assunto é definição muscular, é muito comum o uso de termos como tonificado, rasgado, trincado... Vamos definir melhor!   A palavra  Muscular   é  relativa a músculo, óbvio .   Definido   significa  determinado; fixo; marcado; claro; preciso . Bem, podemos dizer então que definição muscular quer dizer músculos marcados ou mais aparentes. Também é bastante normal escutar ou ler coisas do tipo: para definir devemos fazer a musculação com pouco peso e maior número de repetições . POR FAVOR, esqueçam isso! Na realidade a definição muscular se apresenta como resultado de dois fatores:   volume muscular   e   baixo  percentual de gordura corporal .  Grande parte da gordura extra é armazenada na camada mais profunda da pele chamada de hipoderme . Os principais componentes da hipoderme são os adipócitos, células especializadas na síntese e acúmulo de gorduras. Estes adipócitos constituem a principal reserva de energia do organismo. Esta camada fica entre os músculos e as